quinta-feira, outubro 27, 2011

O Reino Unido e a União Europeia

Que o Reino Unido não faz parte da União Económica e Monetária, logo do euro e do BCE, é sabido, sendo uma das grandes (muitas) inconsistências da "União" Europeia. Neste momento, a situação agudiza-se também nesse aspecto.

Da comunicação social:

Britânicos destacam
"fracasso" dos líderes europeus
Económico com Lusa
27/10/11
A demora em encontrar uma solução para a crise financeira na zona euro é hoje criticada na imprensa britânica.
O diário The Guardian, em editorial, afirma que, do ponto de vista do Reino Unido, "os inevitáveis compromissos e discussões em Bruxelas na noite passada permitem que a cimeira seja retratada, igualmente inevitavelmente, como um chuto na lata para a frente". Ou seja, "a narrativa dominante do fracasso europeu".
Este diário e outros britânicos usam na primeira página uma fotografia de dois deputados italianos envolvidos numa altercação para ilustrar o "impasse europeu", como lhe chama o jornal i.
O Daily Telegraph tem como a manchete que os "líderes europeus hesitam sobre o plano de resgate" e no interior tem um manual para o primeiro-ministro aguentar as cimeiras europeias.
"Por mais tempo que pense que as coisas vão tomar, multiplique por três. A Europa não tem pressa", ironiza a deputada conservadora, e eurocéptica, Gisela Stuart.
Num tom mais sério, o Financial Times fala da "luta por um acordo na zona euro", nomeadamente da resistência dos bancos em aceitar um perdão parcial da dívida e das negociações para aumentar o valor do fundo de resgate europeu.
O tema é ignorado nas primeiras páginas pelos tablóides, mais interessados por escândalos de personalidades públicas ou assuntos internos.
A excepção é o Daily Express, que leu na afirmação da chanceler alemã, Angela Merkel, na véspera sobre se o euro falhar, a Europa também falha, como um "aviso de guerra na Europa".

4 comentários:

Olinda disse...

Observam-se muitas interrogaçoes(...e ainda tanta gente a acreditar em fórmulas mágicas)para uma crise deveras preocupante.

Sérgio Ribeiro disse...

Olinda - Viva! Tudo bem?
A crise é intrínseca ao capitalismo. Esta situação do Reino Unido, com um pé dentro e outro fora, é de sempre, e faz parte das insuperáveis contradições da integração dita europeia.

Saudades/saudações

Antuã disse...

Eu quero que o capitalismo desapareça como o fumo em dia de vento forte.

Graciete Rietsch disse...

Eu também quero um mundo socialista.
Um mundo que tem expressão,por exemplo, na Festa do Avante. Paz, alegria. solidariede,fraternidade.
Mas é preciso lutar muito contra os tubarões que nos dominam.
O capitalismo está cheio de contradições,dentro do mesmo tipo de política, e isso acaba por ser um prenúncio de esperança(julgo eu).

Um beijo.