quinta-feira, outubro 27, 2011

A "troika" ou os 3 mosqueteiros, que são 4 e faltam uns

Começam as anedotas sobre este folhetim (pouco humorístico) das negociações "europeias" sobre a "crise do euro". A Reuters até já fez um rol de anedotas, mas com pouca graça e ideologia quanto baste. Embora não esteja em "estado de espírito" para graçolas, esta foto lembrou-me os "três mosqueteiros".


No primeiro plano estão o BCE, ainda representado pelo pré-reformado Tricher (é Trichet mas costumo enganar-me e escrever tricher = a fazer batota), a noviça francesa (que substituiu, recentemente, o viciado compatriota) que representa o FMI, a viçosa e repolhuda Merkel (que tem as costas largas e passa pela mãe de todas as malfeitorias) a representar a U.E., estando num segundo plano dois d'artagnanzinhos, o Olli-la-ré, que é o encarregado de mandar as "bocas", e um cavalheiro nascido em Portugal, desde muito novo especialista em artes e manhas, e que seria presidente de uma Comissão revolucionária-radical (P'raJá) se para esse lado se tivessem encaminhado as conjunturas.
Apesar de tanta gente para um trio, falta o mais importante: o representante dos banqueiros, dos que fizeram o seu negócio, no quadro do capitalismo financeiro, de pedir emprestado a x% e emprestar a x+y% , e estão renitentes em não receber tudo o que assim emprestaram.
E as reuniões sucedem-se sucessivamente sem cessar, entre Merkel e Sarkosy, da zona euro, a 27, ecofin(os), todos com todos, de alguns com alguns. Assim traçando o destino dos povos. Que lhes darão a resposta!

5 comentários:

trepadeira disse...

Então não são todos representantes dos banqueiros e outros exploradores?

Um abraço,
mário

Graciete Rietsch disse...

A resposta terá de ser dada com uma luta cada vez mais intensa e corajosa.

Um beijo.

Antuã disse...

Eles são todos uns lindos meninos!

Sérgio Ribeiro disse...

trepadeira - são, sim senhor... os indirectos, os representantes nas instituições. Depois, há os directos, os propriamente ditos!

Graciete - Exactamente... com a luta, só com a luta!

Antuã - os meninos de sua mãe. Cujas mães, metaforicamente, atése portavam mal, justificando os nomes que chamam aos filhos de elas.

Abraços

yanmaneee disse...

goyard tote
adidas yeezy
louboutin shoes
christian louboutin shoes
goyard bags
yeezy wave runner 700
kobe byrant shoes
jordan shoes
kyrie 6
moncler coat