terça-feira, dezembro 18, 2012

Não seriam os TAIS 4 mil milhões... mas seriam uma boa ajuda

Tropeçámos numa notícia do Diário Económico que nos informa que os chamados "grandes contribuintes" (bancos e outras instituições financeiras, e algumas empresas com elevado volume de negócios) pagaram 10.809 milhões de euros em impostos, o que representa quase um terço da receita fiscal total.
Mas a notícia diz mais e possibilita contas curiosas.
Na soma que dá essa parcela das receitas do Estado, 10.746 milhões de euros resultaram de cobrança voluntária e 63 milhões de euros são uma parte dos 552 milhões de euros que as inspecções tributárias apuraram como estando em falta (dos quais, 402 milhões de impostos sobre os lucros-IRC e 135 milhões de IVA).
Quer dizer, de 552 milhões de euros que foram apanhados a "fugir à polícia" fiscal, só se cobraram 63 milhões, estando por cobrar 489 milhões, isto é, 88,6%!
Não serão os 4 mil milhões de que o Gaspar tanto fala e quer ir buscar às funções sociais do Estado, mas seriam uma ajudazinha...


Há tanto onde ir buscar dinheiro
sem ser a quem não o tem!

4 comentários:

Justine disse...

Nunca na vida ouvi falar tanto em tantos milhões...e nós cada vez com menos!

Olinda disse...

Uma verdadeira polîtica de esquerda e patriôtica,saberia e teria aonde ir buscar os milhoes ,sem ter que sacrificar sempre os mesmos.Seguramente,que os partidos alterneiros nao querem dar passos nesse sentido.

Bjo

Antuã disse...


Os ladrões estão no poder e por isso vão buscá-lo a quem não tem poder de reclamar.

Graciete Rietsch disse...

Tantos milhões roubados à dignidade de um Povo!!!!
Não podemos esquecer o exemplo dos que lutaram toda a vida, dos imprescindíveis!

Um beijo.