domingo, outubro 20, 2013

Brevíssima nota sobre uma viagem a caminho do futuro

Na longa caminhada  de Ourém para Lisboa-Alcântara, passando e recolhendo camaradas e amigos em Alcanena e Rio Maior,atravessando pontes para estar uma hora a apanhar chuva que só então resolveu cair, 
para depois, já pela noite, fazer o caminho inverso, conversou-se, comeu-se e bebeu-se qualquer coisa, conviveu-se, dormiu-se, leu-se. 


E SE VALEU A PENA TER SIDO MAIS UM
Num ambiente absolutamente extraordinário, que a sensibilidade guarda como histórico...



Mas a leitura foi também significativa. E aqui se deixa uma brevíssima nota, sobre este sábado memorável mas, também, no meu caso "dedicado" a um  tal José Sócrates em dose excessiva. Uma entrevista de muitas páginas e fotografias "à maneira" no Expresso, um tropeço, ao chegar a casa e ao ter a televisão aberta para "ver coisas" sobre o vivido, no programa da RTP1, com o mesmo senhor em plano de grande destaque.
O que li e ouvi (embora só de passagem porque rapidamente passei a outro canal...) ilustra uma reflexão que vou elaborando. Há a Democracia e os que dela falam e que são verdadeiramente ademocratas, isto é, a negação da democracia. Contam-se e contam as suas peripécias com os seus pares, os outros ademocratas, os que à custa da Democracia julgam ter o poder e estão ao serviço de uma classe.
Depois, envernizam a sua "crónica" pessoal com profundíssimas citações de nomes que estarão na moda e a que têm acesso os "eleitos... e por aí fora. Do povo, de direitos (e deveres) sociais, do que é o cerne da Democracia não passam das suas tropelias (e, vá lá..., de alguma denúncia da barbárie dos seus pares que não é escamoteável) relativamente aos direitos... humanos. 
Não há dúvida: a vida é feita de contrastes e contradições!

4 comentários:

Justine disse...

Gosto muito do título: poético sem ficção científica!
(e do resto também gostei: o desmascaramento e clarificação, para quem ainda não abriu os olhos...)

Olinda disse...

Tambêm quis ouvir e ver,o que as TVS ,diziam sobre a grande manifestacao que tinhamos acabado de ter participado.Para alêm,de atribuirem pouco tempo de antena a uma tao relevante demonstracao de protesto,ê completamente asqueroso o critêrio de escolha dos comentadores.Nunca ninguêm,do ponto de vista dos atingidos pelas medidas de austeridade.Sô gente de pensamento ûnico.Eu sei,nada de novo,mas de vez enquando ainda acredito que pode ser diferente.

Um beijo










Graciete Rietsch disse...

Aqui no Porto também foi memorável.
Acho interessante que Sócrates(o chefe desejado pela direita) e Seguro e outros que tal que tanto se insurgem contra as medidas do desgoverno atual, não tenham aparecido, ao menos a marcar presença, nas manifestações.
Hipócritas e mais do mesmo.

Um beijo.

Graciete Rietsch disse...
Este comentário foi removido pelo autor.