terça-feira, julho 08, 2014

Dias de agora - o "meu" BES

(...)
No entanto, à noite – antes de adormecer, claro – ainda li umas coisas (que coisa!) em jornais que estão a atrasar-se ou adiantados em relação ao meu atraso.
&-----&-----&
Apanhei com Espírito Santo em todas as opiniões e posições (uma espécie de Kama Sutra…).
&-----&-----&
Ele é o ESI, ele é o ES Control, ele é o BES e o seu fundo de pensões, ele é o Grupo ES, ele é a “família” Espírito Santo, com o Pai, o Filho e, sobretudo, o “padrinho” que… coitadinho.
&-----&-----&
Ora, para mim, tudo isto me transporta umas dezenas de décadas atrás, aos meus primórdios, e me ajuda a partir daí para percorrer em “ongoing” (mais uma... mas com outro sentido) uma vida que é a minha e a sua aprendizagem que continua.
&-----&-----&
E dá-me uma irreprimível vontade de escrever essa história minha, que se insere e ensina muito da outra, a do agá grande: História.
&-----&-----&
Que é a da luta de classes… desde que há classes, invenção humana embora copiada do reino animal, de que o ser humano se julga senhor e, alguns, dono.
&-----&-----&
Conte-se, contidamente:
&-----&-----&
Nos idos anos 50 do ido século XX, ajudava o meu pai nas suas actividades de pequeno comerciante, com residência e “armazéns” (dois pequenos barracões no quintal) na Rua do Sol ao Rato.
&-----&-----&
Assim, sendo esse o local central da vida e das operações, natural foi o prolongamento próximo para o balcão do Largo do Rato do Banco Espírito Santo e Comercial de Lisboa, que era – e ainda é – já no começo da rua Alexandre Herculano na bifurcação para a Braamcamp.
&-----&-----&
Banco Espírito Santo e Comercial de Lisboa, que comecei a frequentar... com alguma frequência.
&-----&-----&
Primeiro, só por conta de outrém, que meu pai era, depois, também por minhas contas e rosários, que entretanto abrira.
&-----&-----&
Antes de entrar para Económicas fui ali apre(e)ndendo “economia bancária”, que me ensinou que ali se depositavam poupanças e se pediam empréstimos, garantidos por documentos, como letras e livranças, e só possíveis por serem tais empréstimos alimentados por esses depósitos, os nossos e os de outros.
&-----&-----&
Meu pai queixava-se de ser difícil conseguir tais empréstimos, que não eram senão adiantamentos, e mais o fazia quando, periodicamente, tinha de reformar letras, ou seja, de renegociar, de reestruturar, ou o que queiram chamar mas que tinha a ver com montantes, prazos e juros.
&-----&-----&
Tudo contido, controlado pelo Banco de Portugal – que então não era regulador que não regula nada mas controlador que controlava… tudo – e sua taxa de desconto salazarenta, igual para tudo.
&-----&-----&
Algumas vezes falei com meu pai sobre isso e sobre a necessidade de uma banca que não fosse tão-só comercial, mas que incentivasse o comerciante e o industrial, que ajudasse ao crescimento económico.
&-----&-----&
Assim fui crescendo, primeiro mais por fora que por dentro, depois – acho eu… – mais por dentro que por fora.
&-----&-----&
O que levou a contratempos – prisão e outras coisas piores –, mas com alguma segurança material pelas poupanças depositadas no BESCL-Largo do Rato.
&-----&-----&
Quando nasceu o primeiro filho abri-lhe uma conta a prazo e, quando nasceu o segundo – filhos únicos é de evitar! –, fiz o mesmo.
&-----&-----&
No BESCL-Largo do Rato.
&-----&-----&
E como os saldos da conta minha não eram, então, desprezíveis, com a inevitável “abertura marcelista” e a “nova política industrial” – a que Salazar não teria conseguido fugir e até caboucara - sem se abrir mão da política fascista e guerra colonial, ao balcão do Largo do Rato foram-me propostas “aplicações”, de rendimento certo numa agitação bolsista que (a)pareceu desmesurada. 
&-----&-----&
Recusei, porque estava, como sempre estive e estou, do lado da vida e não do lado da Bolsa e suas (a)variações.
&-----&-----&
O certo é que tudo mexia e resumia, então, o dilema do investimento em capitalismo entre o pão e a “pastilha elástica”, com a decisão “natural” a partir das respecttivas taxas de lucro, por muito que pudesse escassear o necessário pão e fosse desnecessidade a “pastilha elástica".
&-----&-----&
De episódio quantitativo em episódio quantitativo, se chegou ao salto de 25 de Abril de 1974, consolidado em 11 de Março de 1975.
&-----&-----&
O BESCL passou a fazer parte de uma banca nacionalizada, ao serviço do povo, a exigir uma reestruturação em que o movimento de dupla-face depósito de poupanças-concessão de crédito fosse diversificado, e se integrasse numa política global onde o papel da banca tivesse lugar fulcral no financiamento à economia… produtiva!
&-----&-----&
Reestruturação que ficou por fazer, como a do Sector Empresarial do Estado e, para resumir, a da parte económica da Constituição.
&-----&-----&
E foi, desde os governos a partir desta constituídos, a contra-revolução, o regresso lento - e sempre com resistência - ao redil da integração capitalista europeia e à correlação de forças em que sobrenada a exploração do trabalhador e a desigualdade social dela decorrente.
&-----&-----&
Nos anos 90 do ido século, depois da inconvertibilidade do dólar desde 1971 e o derrube dos constrangimentos a Leste, com a progressiva ficticização do capital-dinheiro, a banca, recuperada pelos antigos donos e senhores, ganhou um enorme alento suicida.
&-----&-----&
Foi a financeirização da economia.
&-----&-----&
O BESCL, agora BES, “devolvido à família Espirito Santo”, entrou no jogo todo, tomou lemes e rédeas.
&-----&-----&
E fez disso alarde em certos momentos, como foi o de chamara a "troika" para nos invadir explicitamente, sem pensar no ricochete, sem pôr as barbas de molho.
&-----&-----&
Bem pelo contrário.
&-----$-----&
O médio e o longo prazo deixaram de contar (Keynes, se relembrado, diria que amanhã estaremos todos mortos… e não importa os que nasçam depois de amanhã).
&-----&-----&
Especular, especular, especular sempre e cada vez mais.
&-----&-----&
A opção deixou de ser entre o pão e a ”pastilha elástica” para passar a ser entre o nada e a coisa nenhuma, para o que dê maior dividendo ou cotação na Bolsa, ou o “off-shore” mais rentável e/ou menos fiscal  izado.
&-----&-----&
Está a dar-se o esperado.
&-----&-----&
Está a dar-se o previsto, o prevenido e… o inevitável na correlação de forças dominante sempre, aqui e ali, mais ou menos moderado pela resistência… porque nunca nenhuma força está sozinha, toda a força tem o seu contrário.
&-----&-----&
O que está a acontecer ao “meu” BES, se diferente nas formas, nasce do mesmo que aconteceu ao PBN, ao BPP, ao BCP.
&-----&-----&
Entretanto, pode comprar-se hoje a 0,6 o que amanhã se pode vender a 1, transferindo riqueza (das nações) de mão em mão sem que nada se crie, e sem que se recuperem os milhares de milhões volatilizados.
&-----&-----&
Filme de terror?, estou de acordo com a designação do género, embora me interesse muito mais o genérico e a ficha técnica!  



10 comentários:

samuel disse...

Bela lição de História!

Olinda disse...

A crise capitalista no seu apogeu.A mostrar-nos que as suas grandes contradicoes sao um prel[udio da vitôria do trabalho sobre o capital.

Um beijo

Antuã disse...

O império prepara-se para a guerra nuclear.

Graciete Rietsch disse...

Tão bem descrita a história da Banca ao longo dos tempos e a sua evolução para um sistema bolsista que usa o dinheiro das pequenas poupanças( e também das muito grandes, mas essas saem sempre beneficiadas) em proveito do grande capital!!!!!
Saudades,tantas, de Vasco Gonçalves que nacionalizou a banca ao serviço do POVO!!!!!!!!!!
Um beijo.

Anónimo disse...

BESCL Praça do Brasil

cid simoes disse...

Cada vez mais se justifica a homenagem ao Companheiro Vasco no dia 18/7.

Justine disse...

Excelente lição de economia,e de como ela podia e devia ter rosto humano!

Jorge Manuel Gomes disse...

E tudo foi previsto e prevenido.

Grande Abraço, desde Vila do Conde,

Jorge

Maria Fernanda Simões disse...

Grande lição de História e Economia, quem como eu trabalhou na Banca do capital, depois na Banca nacionalizada e voltei a assistir á sua privatização é confrangedor assistir a toda esta evolução deste sistema capitalista, e bolsista, em que uma vez mais quem sai prejudicado é o POVO!!!

Pintassilgo disse...

Ainda há poucos minutos, ouvi na Antena-1 o Nicolau Santos afirmar que o Estado terá que injectar dinheiro no BES. Lá vamos nós pagar mais uma vez as vigarices dos capitalistas!...