terça-feira, junho 04, 2019

O que sabemos...







 - Edição Nº2374  -  30-5-2019

Enquanto falam os dominantes

Nunca se saberá se a maioria dos motoristas se absteve ou votou a favor daqueles que no Parlamento Europeu caucionaram e vão caucionar o incremento da sua exploração. Nunca se saberá se a maioria dos profissionais do táxi se absteve ou votou a favor daqueles que promoveram o processo de liberalização e a concorrência desleal das multinacionais. Nunca se saberá se a maioria dos trabalhadores dos Centros de Contacto se absteve ou votou a favor daqueles que aprovaram a legislação que permite a sua precariedade. Nunca se saberá se a maioria dos ferroviários se absteve ou votou a favor daqueles que impuseram e continuam a impor os pacotes ferroviários que acabarão por destruir a CP e a ferrovia nacional. Nestas e em todas as anteriores eleições.
Nunca se saberá se com o seu voto – ou a sua abstenção – contribuíram para o desenvolvimento de políticas que os vão prejudicar directamente, contra as quais continuam a posicionar-se e sobre as quais estão disponíveis a vir à luta connosco.
O que sabemos é que as classes dominantes dispõem de instrumentos poderosíssimos para garantir a dissociação entre o interesse de classe de cada cidadão e o sentido do seu voto. É assim que funciona o actual sistema de dominação. Ele não é reformável. E essa é até a razão porque alguns se abstêm, porque lhes permitem entrever esse aspecto inútil do voto, mas ignoram até hoje que a superação do sistema é possível, e de como o seu voto pode ser um elemento útil nesse processo.
Continuaremos a resistir, com os trabalhadores e o povo, e a avançar o possível. A libertar Homens e Mulheres e a organizá-los no Partido ou com o Partido. Preparando o dia em que falarão os dominados, e falarão com a clareza da água que rompe diques e margens, fazendo tremer a história até aos seus alicerces.
Mas agora falam os dominantes, os exploradores, e a nossa vitória é não perder nem a perspectiva nem a confiança. Vençamos!
Manuel Gouveia 

1 comentário:

Olinda disse...

Aprende-se pouco com a vitória,mas muito com a derrota.(Provérbio Japonês)Bjo