sábado, fevereiro 15, 2020

Sabia disto?

Mário Lúcio em Grândola para Concerto e Apresentação de Livro

Mário Lúcio em Grândola para Concerto e Apresentação de Livro
Regional 03 Fev. 2020



Mário Lúcio, cantor, compositor, escritor, pensador, e uma das figuras mais reconhecidas da cena cultural e musical cabo-verdiana vai estar em Grândola dia 22 de fevereiro, para um espectáculo, que tem início às 21h30 no Cineteatro Grandolense. Os sons quentes da Morna, Funaná, Batuque e Coladeira num espectáculo imperdível e intimista. Antes, às 17h, irá estar presente, no mesmo espaço, para a sessão de apresentação do seu livro “O Diabo foi meu Padeiro”.
Os bilhetes para o concerto custam 5€ e estão à venda em: https://ticketline.sapo.pt/evento/mario-lucio-48591
Mário Lúcio, nascido no Tarrafal e antigo Ministro de Cultura e Artes de Cabo Verde,  é um dos principais artistas do país de todos os tempos. É o escritor mais premiado do país internacionalmente, o poeta que marca a viragem na nova poesia cabo-verdiana, e um dos mais conceituados pensadores da sua geração.
Compondo nos principais estilos de música de Cabo Verde, como Morna, Funaná, Batuque e Coladeira, as músicas e arranjos assinados por Mário Lúcio encontram-se numa grande variedade de álbuns. È cantado e gravado por Cesária Evora e por uma gama de cantores emergentes e consagrados no país, como Mayra Andrade, Lura, Nancy Vieira, Lucibella, bem como por artistas do Brazil, Portugal, França e Itália.
Como um dos artistas mais solicitado de Cabo Verde, Mário Lúcio já actuou na América do Norte, América do Sul, Europa, Africa, Ásia, China, Macau e Coreia do Sul.
Ao longo da sua carreira tem recebido inúmeras distinções e prémios, como  Womex- Personalidade do Ano em 2014, Prémio Cubadisco do Melhor Álbum Internacional 2012  ou o Prémio PEN Clube de Literatura para melhor Romance em Português, 2016.

2 comentários:

Sérgio Ribeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sérgio Ribeiro disse...

A apresentação do livro (por quem?) aparece como mero aperitivo para o espectáculo ou mero after-five par gente qu goste de ler... ou de ter livros autografadoa! MAS... Quem quem já leu o livro vem dizer que é um excelente romance-reportagem da História escrito por um tarrafalense de hoje sobre o Campo de Concentração do Tarrafal criado pelo fascismo em 1936. onde morreram 33 dos melhores (porque lutaram!) portugueses, fechado no pós-guerra, mais tarde (1962) reaberto para servir a guerra colonial e nele prender angolanos, guineenses, caboverdeanos.
NÃO É UM LIVRO QUALQUER! E o seu título tem uma razão de ser que não se auto-desvenda mas que se que encontra na leitura do romance.
Tudo isto... surpreende! O livro, e o que não se diz dele...
Não é mais uma coladera ou funáná... antes das mornas|