domingo, maio 02, 2021

Ir buscar lã... e vir tosquiado!

  - Nº 2474 (2021/04/29)


Foram buscar lã…

Opinião


A forma como uma certa imprensa trata recentemente a China e as privatizações, fez-me recordar um velho dito português «foram buscar lã, saíram tosquiados». Senão vejam:

Titulava o Jornal de Negócios: «Chineses recuperaram 70% do investimento na EDP». Um escândalo, de facto. Que o artigo ilustra de forma ainda mais eloquente, informando que «os chineses» já embolsaram 1875 milhões de euros desde a privatização, e que a sua posição na empresa vale 3697 milhões de euros, mais 38% do que quando a adquiriram. Ou seja, que em 10 anos multiplicaram o seu capital para mais do dobro. Repito: um escândalo. Mas porquê o título «Chineses»? A CTG vai receber «apenas» 143,4 milhões dos 753,5 milhões de dividendos escandalosamente distribuídos este ano pela EDP. O conjunto dos fundos americanos vai receber ainda mais que a CTG. Não seria mais correcto o título que referisse que os accionistas da EDP em 10 anos recuperaram tudo o que investiram e mantêm o capital da empresa? Que em 10 anos, com duas crises pelo meio, a privatização deu a estes accionistas mais de 12 mil milhões de euros de rendimento? Mas isso seria colocar a tónica no crime – cometido por PS, PSD e CDS com o estímulo da UE – que foi privatizar a EDP. E esse não é objectivo deste tipo de notícias.

Uns dias antes, titulava o mesmo jornal: «Chinesa BEWG exige 133 milhões à Câmara de Paredes em Tribunal». A razão, o facto desta Câmara pretender resgatar a concessão do serviço de água. Se pensarmos que a BEWG pagou em 2013 cerca de 95 milhões pela Veolia Portugal, recebendo assim as concessões de Mafra, Paredes, Valongo e Ourém, e que entretanto já recebeu 21 milhões pelo resgate da concessão em Mafra e uns milhões de lucro por ano, é de facto um escândalo o que a privatização já custou aos utentes destes 4 municípios e aos próprios municípios e o que os capitalistas ainda lhes exigem. Mas mais uma vez, o problema não são os chineses, é a privatização e a liberalização.

Mas tudo isto é reflexo da súbita compreensão no imperialismo «ocidental» de que estão a perder o controlo do mundo com as regras que eles impuseram para o dominar. E estão a aquecer uma Guerra Fria contra a China. São uns lobos carecas e cheios de medo. E muito, muito perigosos.

Manuel Gouveia
___________________________________________________

De vez em quando, transcrevem-se,
aqui,
da secção
do 
,
alguns comentários.
Este, de Manuel Gouveia,
merece-nos particular destaque,
por várias razões, 
entre elas, 
a de ser a factura que,
cá em casa,  se paga todos os meses.
Tirando isso, que não é de somenos,
é mesmo um despautério a sanha
contra "os chineses"...
É mesmo a confirmação de que,
muitas vezes,
se vai buscar lã e se sai tosquiado.
A China é o  mais populoso país do mundo,
 desde 1949 com um partido comunista no poder,
que adoptou a fórmula
um País, dois sistemas,
o que pode ser - e é - controverso
mas não consta, na História da Humanidade, 
que alguma vez tenha atacado outra nação,
lançado bombas atómicas, 
imposto criminosas sanções e bloqueios económicos
contra povos!

S.R.

4 comentários:

Emilio Antunes Rodrigues disse...

O problema foi o país ficar sem um activo de muito valor patrimonial mas para estes jornalistas foi os chineses terem comprado parte da edp, empresa altamente rentável numa perspectiva capitalista porque nós podíamos pagar a luz mais barata não fosse a caça ao lucro pelos accionistas, a grande maioria estrangeiros, mas neste tempo de nova guerra fria do imperialismo com uma cs atrelada aos interesses imperiais só invocam os chineses como se fossem eles os únicos a lucrar, os desgovernos que desde nov de 75 nos empobrecem é que deviam ser condenados, Qualquer governo que venda um bem do país está a vender um bem que não lhe pertence porque eles são eleitos para administrar o país e não para venderem o que não lhes pertence senão como cidadãos iguais em direitos mas neste caso com mais responsabilidade.

Sérgio Ribeiro disse...

Pois é isso. E é sobre isso que devemos informar. E lutar!

Olinda disse...

A China ,mais cedo ou mais tarde terá que se confrontar com as contradições de "Um país,dois sistemas",mas isso é problema deles.Os problemas causados pelo neoliberalismo são muito mais graves e não preocupam os mesmos fazedores de opinião anti-china.Bjo

João Baranda disse...

Capitalismo de estado (da China) ... e evidente sinofobia (que não é msis do que um subtipo de xenofobia) dos impecáveis jornalistas da nossa praça.