domingo, maio 16, 2021

Palestina-Israel

 Do quase-diário:

(...) 

A ler na comunicação social – e no entendimento (?!) do MNE português – haveria duas partes num conflito Israel-Palestina (ou apenas Hamas).   

 

&-----&-----&

 

A situação é dramática, para não dizer trágica, e ao mesmo tempo é quase caricata a versão que se pretende inculcar, à margem da criminosa, desumana, situação que nos horroriza ao ver imagens na televisão.   

 

&-----&-----&

 

 Na sequência de uma evolução de décadas, em que se faz tábua-rasa de decisões de direito internacional (dois Estados!), e sobretudo com vista a marcar uma posição interna do chefe de governo israelita em risco de não poder continuar a sê-lo por actos que o colocam fora da lei (de Israel), dizima-se uma população (continua a dizimar-se…) como se fosse um espectáculo.

 

&-----&-----&

 

… se desportivo, ter-se-ia um resumo tirado da leitura (em diagonal) do Público de hoje: 10 (mortos palestinos) a 1 (morto israelita)!

 

&-----&-----&

 

No entanto, acontece ter-se beliscado (não se desvaloriza nem a dimensão nem o horror da beliscadela) a “comunicação social”.

 

&-----&-----&

 

Talvez mude a versão a inculcar e os entendimentos!... espera-se que sim.


3 comentários:

Justine disse...

Talvez…
Os mapas mostram com clareza a situação no território ocupado por Israel!

Olinda disse...

A hecatombe que agora se faz sentir com mais força sobre o povo palestino resulta ,precisamente,do comportamento desprezível da comunidade dita internacional que conta com a ignóbil cumplicidade dos media.Bjo

João Baranda disse...

O mapa de partilha dos territórios do mandato britânico para a Palestina, definido pela ONU em 1947, refletiria as atuais fronteiras do estado de Israel e da Palestina se Egipto, Siria, Jordânia, Iraque e Líbano não tivessem atacado Israel logo após a declaração de independência do estado judaico, digo eu ...
Abraço