domingo, abril 24, 2022

Será que ainda sei falar (ou ler) português?

 

Será que ainda sei falar (ou ler) português?

4 cometários antes das "últimas leituras" de hoje (porque haveria muito mais a ilustrar como se pega tudo que se diga pelo lado do preconceito, pelo avesso das intenções e do que é dito... ou não será que os ucranianos estão a ser transformados em ou mortos ou gloriosos, numa "guerra por procuração (ou por provocação de outros)?!): 

Título: Comunista António Filipe compara invasão à Ucrânia com anexação de Goa, Damão e Diu

 

O histórico militante do PCP António Filipe comparou a invasão da Rússia à Ucrânia com a anexação de Goa, Damão e Diu por parte da Índia.

Desta vez, António Filipe criticou a decisão de Emmanuel Macron enviar armas e mísseis antitanque para as forças ucranianas.

“Esta atitude faz quase lembrar a atitude de Salazar em relação à Índia, em que a Índia também era agressora e ele dizia que só há soldados portugueses, perante uma desproporção de forças manifestas, ou mortos ou gloriosos”, disse o político no programa Expresso da Meia-Noite, na SIC Notícias.

Quanto à questão de a Rússia se recusar a usar a palavra “invasão”, o comunista diz que isso é um mero fait divers.

“Quer que eu diga que houve uma invasão? Houve[DSR1] , atirou[DSR2]  António Filipe, que admitiu ainda condenar a guerra. “O PCP sempre condenou e sempre achou que isto não devia ter acontecido”[DSR3] , acrescentou, citado pelo Observador.

O que dizemos que outros não dizem[DSR4]  é que guerra começou em 2014 e que houve uma clara violação por parte da Ucrânia dos acordos de Minsk, que previam um estatuto de autonomia nas autoproclamadas republicas de Donbass nunca foi levado à prática”, disse ainda o ex-deputado.

 


 [DSR1 ]Isto foi a resposta de AF!

 [DSR2] atirou quer dizer respondu?

 [DSR3] Isto é reconhecido? Ou é tão só posto de pernas para o ar?

 [DSR4] E porque é que não dizem? Por ser verdade quanto estão a afogados em mentira e em desvirtuação para atacar o PCP?

2 comentários:

Adalberto disse...

Os fait divers devem ser eliminados à nascença e não alimentados. Sim, como bem diz, há uma guerra em curso desde 2014 entre a Ucrânia e as regiões autónomas do Donbass e uma invasão da Ucrânia pela Rússia iniciada há cerca de dois meses.
E passados esses dois meses vemos António Filipe a reconhecer que houve uma invasão (talvez para acabar com os fait divers) e Jerónimo de Sousa (na Ovibeja) a negar a invasão e a afirmar que se trata de uma operação militar e reconhecer que há um conflito, uma guerra...
Se é por estas coisas que a comunicação social se baba porquê alimentá-las? Serenidade é o que mais se impõe ao PCP, precisamente quando está em curso uma cruzada contra o mesmo iniciada com a Festa do Avante de 2020. Por onde andam os ensinamentos de Lenine ou Álvaro Cunhal?
Já agora, votos de um bom restabelecimento.

Olinda disse...

Cada pessoa,cada comunista,tem direito à sua reflexão.Houve uma invasão...uma operação militar,chamemos o que quisermos.Uma guerra é sempre de lamentar,mas não havia alternativa ,quando um dos lados ,obrigatoriamente,obedece aos EUA/NATO/EU.Bjo