segunda-feira, dezembro 05, 2022

Os aprendizes de feiticeiro...

 


Centeno: pico da inflação e das taxas de juro já passou

  1 

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, acredita que o pico da inflação já foi atingido, assim como o pico das taxas de juro, e que 2023 será um ano de alívio para os portugueses.


Não é de excluir que possa existir uma revisão em baixa já ao longo do ano de 2023 das Euribor que hoje pagamos. Portanto, também como atingimos o pico da inflação, assim já tenhamos atingido o pico das taxas de juro e elas comecem gradualmente (a baixar)”, afirmou o governante em entrevista à Rádio Renascença.

Centeno afirmou igualmente que as taxas “não vão voltar aos níveis de 2022, não vão voltar aos níveis de 2019”, algo que “ninguém quer”.

Se, de facto, se verificar que o pico da inflação foi atingido “ao longo do quarto trimestre deste ano”, 2023 será um ano de alívio. Isto caso “não haja surpresas adicionais”, à semelhança da guerra na Ucrânia, ee se os mecanismos de transmissão forem efetivamente colocados no mercado”.

Indicou também que é preciso dar um sinal de moderação ao mercado, depois de duas subidas consecutivas de 0,75 pontos base. Nesse sentido, acredita que na próxima reunião, a 15 de dezembro, o aumento será “abaixo de 75 pontos base”, possivelmente 50 pontos.

   ZAP /

                                ... ou os "crentes" no mercado, no mar encapelado                             que este é, e a que, estando ao leme, procuram...                             dar sinais, como semáforo avariado em que para 
                         os salários só funciona o vermelho ou o amarelo 
                         ... da moderação.

3 comentários:

Emilio Antunes Rodrigues disse...

Isto de governar pela crença tem muito que se lhe diga, eles dizem-nos sempre que acreditam que o futuro será melhor, descansam os crentes que sempre acreditam nas mentiras e na manipulação, depois não se concretizando aquilo em diziam em que acreditavam, há sempre uma justificação para convencer os crentes a continuarem a acreditar mesmo com a realidade sempre a desmentir os que dizem acreditar para os outros acreditarem e assim vamos vivendo numa sociedade que assenta o seu poder na mentira

Sérgio Ribeiro disse...

Exactamente... apregoando valores que são pervertidos, contribuindo para a sua perversão.

Olinda disse...

Dei especial atenção aos sublinhados. Estou de acordo com o comentário de Emílio Rodrigues. Há que acalmar as hostes. bjo