domingo, dezembro 16, 2012

O relatório de Desenvolvimento Humano 2013


Relatório de Desenvolvimento Humano 2013

 HDR2013_ES
O Relatório de Desenvolvimento Humano próximo - "Ascensão do Sul: progresso humano em um mundo diverso" - será  publicado em março de 2013. O Relatório de Desenvolvimento Humano 2013 examinará a mudança profunda que a dinâmica global estão fazendo experiências com o rápido aumento do poder dos países em desenvolvimento e o efeito importante deste fenómeno para o desenvolvimento humano.
A China ultrapassou o Japão como a segunda maior economia, tirando milhões de pessoas da pobreza.; a  Índia está a   trabalhar activamente para repensar seu futuro com a nova criatividade empresarial e inovações em política social. O Brasil  tornou-se o principal motor do crescimento na América do Sul, com redução das desigualdades no país através de programas de combate à pobreza que são acompanhados em todo o mundo.
Turquia, Tailândia, África do Sul, México, Indonésia e muitas outras nações que se desenvolvem de forma dinâmica também se tornaram actores principais no cenário mundial, oferecendo importantes lições políticas e parcerias valiosas para o Sul como um todo, incluindo os países actualmente menos desenvolvidos.

Olhando para o futuro e as críticas de longo prazo, para os desafios da comunidade internacional de hoje, para as desigualdades, para a sustentabilidade da governança global, o relatório de 2013 identifica as políticas e reformas institucionais que reflectem a nova realidade emergente do Sul, que poderão promover, nas próximas décadas, mais progressos humanos em todo o mundo.

O Relatório de Desenvolvimento Humano 2013 inclui contribuições sobre o tema, entre outros, do Prêmio Nobel Amartya Sen, do presidente da Cooperação Internacional do Japão Akihito Tanaka, do mayor de Nova York, Michael Bloomberg, e do ministro do Desenvolvimento da Turquia, Cevdet Yilmaz.
O relatório de 2013 inclui um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) actualizado, além dos três índices complementares do relatório: o IDH Ajustado à Desigualdade, o Índice de Desigualdade de Género (IDG) e o Índice de Pobreza Multidimensional (IPM). 
O lançamento em março de 2013 representa um ponto de viragem no calendário anual do relatório periódico, que foi publicado também este ano. A programação da publicação do IDH permitirá incluir mais actualizados indicadores estatísticos, como as principais fontes de dados internacionais geralmente prontos no último trimestre do ano anterior. Esta abordagem também oferecerá melhores oportunidades para se discutir as principais conclusões do relatório e mensagens ao longo do ano.

1 comentário:

Olinda disse...

Interessante publicacao.Dâ-nos uma imagem da mudanca das economias e a consequente transformacao do desenvolvimento humano.Mas,eu tenho muitos "ses",se serao os povos das economias emergentes a lucrar com estas mudancas.

Bjo