quinta-feira, janeiro 17, 2013

Uma promulgação do PR a não deixar cair no silêncio

A promulgação pelo PR da lei de extinção das freguesias não pode ser assim uma espécie de acto rotineiro, e cair no silêncio, que bem se diria sepulcral. Para mais (ou ainda menos!) com Cavaco Silva a mostrar-se preocupado, não já com o que acaba de fazer mas com a forma de se organizarem as eleições autárquicas. Que, no novo quadro, serão... um verdadeiro "bico de obra".
Há um aspecto que não me cansarei de sublinhar numa aparente minudência de quem teria a mania do rigor... aritmético. Não se extinguiu o número de freguesia que resulta da diminuição das que existiam menos as que vão existir! Extinguiram-se TODAS as que deram origem às novas freguesias criadas por agregação. Números que, neste atabalhoamento, nem se conhecem bem.
Um exemplo local ilustrará o que se quer dizer:
Havia, aqui em Ourém 18 freguesias, das quais se extinguiram 9 e criaram 4. Não se extiguiram 5 (9 - 4), extinguiram-se 9 e criaram-se 4 novas!
Com nomes, num único caso (para não abusar...): as freguesias de Gondemaria e do Olival foram extintas, e foi criada uma nova freguesia (que só terá sede depois das eleições...) chamada União das Freguesia de Gondemaria e Olival.
A isto teria sido indiferente o PR, que, no entanto, teve o vislumbre (ou alguém por ele) do sarilho do que vai ser o processo eleitoral em período de apressada e atrapalhada recomposição, a dificuldade da formação das listas nas novas freguesias, a escolha dos representantes das gentes ao nível político delas mais próximo.
Isto, claro, no pressuposto da manutenção de alguma democraticidade no muito fragilizado Poder Local.

4 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Onde está a democraticidade deste PR e Governo se já só recebem ordens dUE e do FMI?

Um beijo.

Dédé disse...

A rainha de Inglaterra afinal não é uma rainha de Inglaterra, a verdadeira rainha de Inglaterra é Cavaco Silva.

Olinda disse...

Estaremos câ para ver a "barracada" que vai ser.Aqui,em Setûbal,foram agregadas 3 Freguesias.Duas delas,de composicao social completamente opostas.Uma de populacao pertencente ä alta burguesia,embora heterogênea,e outra de
famîlias de pescadores.Nao teem nada em comum.

Um beijo

samuel disse...

Nem a próxima hecatombe eleitoral para o PSD e CDS (que os autarcas desses partidos já pressentem) serve de consolação para o espectáculo degradante deste crime.

Abraço.