quinta-feira, dezembro 08, 2005

Ilustrativo!

Acabo de viajar de Lisboa para o Zambujal.
Lendo um "jornal de referência", o DN. Na página 6, na "Tribuna livre" perde-se, como se fosse uma "carta de leitor", o que transcrevo:
"O PCP e um 'ex-PCP'
Do Gabinete de Imprensa do PCP rcebemos a seguinte nota:
O DN (de ontem) destaca Ex-dirigente do PCP apoia Cavaco. Ora acontece que a notícia se refere a Veiga de Oliveira, que aderiu ao PS em Janeiro de 1999, em cerimónia pública apadrinhada por Mário Soares e Manuel Alegre (ver DN de 8/1/1999), depois de há cerca de 15 anos ter abandonado o PCP. Portanto, o DN, em vez de Ex-dirigente do PCP apoia Cavaco devia ter dado à referida notícia o título de Militante do PS apoia Cavaco. Mas o facto de a notícia omitir, vá-se lá saber porquê, a actual filiação partidária de Veiga de Oliveira levanta a questão de se saber se alguém que sai do PCP passa a ser definido por ex-PCP ou por aquilo que de facto é, nomeadamente quanto às opções políticas que assume e aos partidos políticos em que se integra. Mas levanta também a questão de se saber se o prazo de validade para um ex-PCP é dez, 20, 30 ou mais anos e se é atribuído a todos ou apenas a alguns. Isto é, trata-se de saber se o critério que leva o DN a qualificar Veiga de Oliveira como ex-PCP se aplica, por exemplo, a Pina Moura, ao ministro Mário Lino ou aos candidatos presidenciais Mário Soares e Manuel Alegre. António Rodrigues"

Sem comentários... do DN.

Mas há mais e talvez pior:
As páginas 8 e 9, dedicadas às eleições presidenciais, têm os seguintes títulos Soares diz que Souto Moura tardou a reconhecer erros (com foto, legenda e "caixa"), Cavaco Silva "tem poder de convocar a opinião pública" (frase de Veiga de Oliveira, que merece foto e fotografia, e foi recebido por Cavaco lui-même à porta da sede de candidatura), "Dancem a vossa vida", disse Alegre aos jovens (com foto e legenda), Louçã protesta contra EUA (com foto e legenda).

Jerónimo de Sousa? Não existiu para esta edição do DN!

Um escândalo! Uma vergonha!

7 comentários:

Anónimo disse...

Basta abrir o blog Jerónimo Sousa ou o jornal Avante na folha Agenda CDU – Presidenciais 2006, verifica-se que as iniciativas não só com o candidato mas com outros elementos, são mais que muitas e diárias! De norte a sul do país!
Só não vê e não sabe quem não quer. Os patrões dos Órgãos de Comunicação Social, não estão minimamente interessados!
Depois dizem que a comunicação é isenta! Mas só de um olho!
Quando um elemento comunista vai à TV, tem todos os defeitos, a sua imagem é má, a dicção é péssima, não tem boa imagem para as televisões! Deixa de ser comunista! Vão logo fazer-lhe entrevistas, aí já não tem defeito nenhum! Para além de serem traidores (nem todos)!
A comunicação social para além de mentir descaradamente, é do mais antidemocrático que se possa imaginar!
Mentem, cortam, deturpam, falseiam, branqueiam, adulteram as notícias, os factos até as imagens!
Resta-me a consolação de pegar no telefone e insultá-los! Compro a “porcaria” do JN, mas também têm que me ouvir! Para já não falar dos canais televisivos!
Gasto dinheiro com os telefonemas, não resolvo nada, mas descarrego!

GR

Anónimo disse...

Na edição de hoje do meu jornal, o Público, vinha o mesmo título, ex-PCP tal e coiso. Seja qual for o motivo para que assim tenha sido titulada a peça, a incompetência é mais do que evidente.

Sérgio Ribeiro disse...

Incompetência?
Que interpretação, ó Nicky! Ainda por cima por parte de quem faz exercício permanente de lucidez e ironia, quando não de cinismo.
A não ser que este Nicky náo seja (o) Florentino...
De qualquer, modo eu insistiria dizendo que não se trata de incompetência... mas de competente e naturalmente concertada actuação na sempre presente (e sempre escondida) luta de classes.

Anónimo disse...

Onde estava incompetência chegou a estar estupidez. Talvez devido aos ares da quadra, vacilei. Porra!, porrinha! Já não há maus como os de antigamente. Portanto, que estupidez seja. É mais exacto. Porque incompetência, enquanto acusação de mau, é coisa de manso. E manso, mileum abrenúncios!, não quero ser.

Unknown disse...

Não é estupidez, nem incompetência: é o cumprimento rigoroso das ordens que dos donos emanam. Do Jerónimo não se fala!, ordenaram. E os dispostos-a-tudo escrevinham as maiores falsidades, apadrinham as maiores torpezas, pelo prazer canalha de ver o sorrisinho contente do patrão.
Isto é habitual na pseudo democracia em que estamos manietados e julgo que tenderá a agravar-se, porque o PCP é, honrada e coerentemente, a única força política a enfrentar o capital e a lutar por uma sociedade nova.

Anónimo disse...

É por isso que às vezes nos dá vontade de ir partir qualquer coisa...deles!

Anónimo disse...

Porque é que nenhum canal de televisão passou ainda aquela peça de há uns tempos atrás, em que o
" Reizinho " da Madeira, ou deverei antes dizer " Palhaço "
( sem menosprezo para estes ), falava tão mal do SR SILVA... o mesmo Sr. Silva que agora tão fervorosamente apoia na candidatura a PR?? Amnésias???
Skywatcher