sexta-feira, junho 29, 2007

A ignorância atrevida e arrogante

Convivo com muita gente que nada (ou muito pouco) sabe de coisas que eu sei porque a vida me proporcionou aprendê-las (também é verdade que nada sei de outras coisas que eles sabem...). Não é por isso, por não saberem de coisas que eu sei, que lhes chamo ignorantes.
Mas já chamo ignorante atrevido e arrogante ao "coleccionador de arte" que faz alarde, o alarve, de ter começado a sua caminhada de décadas e milhões a juntar obras de arte quando foi enganado ao comprar uma cópia da Mona Lisa que julgava ser um original, sem saber quem era o autor, nem querer saber, mostrando continuar a não se importar com isso. E nada revelar que tenha um pingo de consciência (e de pena) do ignorante que é.
Incomoda-me, pronto, o atrevimento, a alarvidade, a arrogância, e também - e mais - a vassalagem que é feita àquele ignorante a arrotar euros. Incomoda-me, pronto, coitado de mim, que sou pior que ignorante (e em tanta coisa o sou )... que serei intelectual, como ele diz quando quer ofender alguém. Mesmo que esse alguém só saiba ler e escrever...
Ah!, e não ponho nenhuma fotografia do dito comendador porque já nem o posso ouvir ou ver a cara estanhada.

3 comentários:

GR disse...

Dou comigo desorientada e até desanimada.
Caímos no fundo, novamente.
Estamos nas mãos dos camisas negras!
Monstros sem piedade, sem cultura, nem educação.
Este palhaço sem palco podia ir para um outro Jardim, onde o dinheiro vale mais que a instrução, a arte, a utopia e a liberdade.

GR

Anónimo disse...

O palhaço é, afinal, um «heroi» do tempo que vivemos. No seu «ramo», ele está ao nível do primeiro, do segundo, do terceiro... e dos restantes ministros.
gr: não «caímos no fundo, novamente»; eles, os palhaços, é que bateram no fundo. E, como tantas vezes tens escrito, A LUTA CONTINUA!

Rosa dos Ventos disse...

Também não gosto do dito "mecenas", faz-me lembrar o novo-riquismo que acabei de encontrar nos Predadores...