sábado, junho 09, 2007

Ora pensemos lá um bocadinho...

Há um mês, a 7 de Maio, “postei” aqui a minha indignação (Ainda me espanto e indigno) com base em dois factos, sendo o segundo o de
«… para o programa Prós e Contras, que vai discutir - ao que parece - direita e esquerda, convidou Adriano Moreira, que foi secretário-geral (ou presidente) do CDS, Mário Soares, que foi, entre muitas outras coisas, fundador e secretário geral do PS, Paulo Rangel, deputado do PSD que ficou "na moda" depois do discurso do 25 de Abril na AR, e Miguel Portas, que é deputado BE no Parlamento Europeu, e está sempre "na moda". São estes. Não falta ninguém? A exclusão de alguém da área do PCP ainda me espanta e me indigna.»
Entretanto, o provedor da RTP veio dar razão ao protesto do PCP considerando incorrectos os critérios jornalísticos que levaram a essa exclusão. Apesar de terem sabido a “sopas depois do almoço”, não foi despiciendo que tal tenha acontecido.
O que me passou despercebido foi a reacção da D. Fátima Campos Ferreira (a responsável pelo programa e pelos seus critérios “jornalísticos”), que terá alegado não encontrar para os lados do PCP um “pensador”, alguém ao nível daqueles parceiros que iam discutir a esquerda e a direita…
Mas é evidente! Para a D. Fátima quem está no PCP não pode ser “pensador” (não pensa como ela pensa que pensa…), senão não estava no PCP. Aliás, segundo a D. Fátima, claro!, quando alguém no PCP começa a pensar e a dar mostras de poder vir a ser “pensador” tem logo lugar reservado entre os “pensadores”. Ela, a D. Fátima, até tem todo o empenho em dar uns empurrõezinhos sob a forma de tempo de antena a todos os que, por gostarem de ser tidos por “pensadores”, comecem a dar mostras de não se sentir bem no tal PCP, no meio dessa gente que não pensa…como ela, a D. Fátima, pensa que pensa.

6 comentários:

Anónimo disse...

Ó Sérgio, por favor, a D. Fátima está cheia de razão:pensadores são todos os que não são do PCP, mais todos os que saem (ou se preparam para sair)do PCP. A D. Fátima é bastante rigorosa nessas coisas, faz tudo como deve ser e ao serviço de quem deve ser. Repara neste pequeno pormenor: um dia destes, a D. Fátima levou ao prós e prós o ex-comunista e pensador Rui Godinho; dois dias depois os jornais anunciaram, com destaque, o apoio desse pensador à candidatura do PS para a CML...

Sérgio Ribeiro disse...

Pois!
Ora aí está um exemplo de "pensador".
Parecem muitos dada a atenção que lhes dão.

GR disse...

Subscrevo na totalidade o comentário (irónico) do António José.
A RTP ainda tem descaramento para dar directos da Venezuela?
A democracia da “FÁtinha” é muito diferente da nossa.
Temos que concordar,na terra dela (Porto) não lhe chamam D. Fátima!
É...
Não suportamos os/as lambe-botas do Sistema!

GR

eduricardo disse...

Mais uma coisa que, pelos vistos, temos em comum é a aquisição de livros em alfarrabistas do Porto (ou das localidades onde os alfarrabistas ainda existem).
Há dias adquiri o delicioso livrinho «A Poesia Necessária», de Joaquim Namorado e encontrei lá este poema, que me fez recordar o tipo de jornalismo e informação que o Programa «Prós e Contras» representa.

A MÁQUINA DE FAZER NOTAS FALSAS
A máquina de fazer notas falsas
era uma máquina tão falsa
que nem notas fazia...

Mas trabalhava perfeito...
dentre dois rolos saíam,
em vez de notas de mil,
folhas de velhos jornais

com notícias falsas.
(Joaquim Namorado)

Anónimo disse...

Eu cá acho que . Fátima não tem razão. Os Estlinistas pensam...só que mui......to devagarinho.
Veja-se prova: Berlinguer (líder do PC Italiano)nos anos 60 destanciou-se de Moscovo. Tinha havido um *desmancha prazeres* chamado Krustchev que pôs a nu as *façanhas* de Estaline.
Até à data o PCP está pensando o que vai concluir noque respeita o assunto em causa.

Anónimo disse...

... só que *apenas* passaram
40 anos. É OBRA!
Será que *eles* chegarão lá?
Fica a pungente dúvida.