terça-feira, maio 27, 2008

Insatisfação

Cumprida a tarefa, regressado a este canto, incapaz de descansar sem a auto-crítica. Tranquilo mas insatisfeito.
Não poderia esperar outro "ambiente", mas contava com uma 3ª parte, como julgava ser norma no programa, e mais cerca de uma hora de... debate (!). Reservara para essa 3ª parte duas questões que não deixaria de colocar e de tentar tratar (além das que tivesse engenho para acrescentar): a dos agro-combustíveis e das centenas de milhões de hectares mobilizadas para um negócio... de fome (aproveitando o excelente trabalho do camarada João Vieira no Militante de Maio), e a manifestação de 5 de Junho.
Para mim, o programa acabou inesperadamente, antes da 1 da manhã e depois de ter começado mais tarde do que é habitual. Não bastou o desequilíbrio da repartição dos tempos, o "ping-pong" entre o incontrolável Medina Carreira e o controladíssimo Basílio Horta, a espúria moderação ou "moral da história" do jornalista da Lusa, ainda houve bastante menos "tempo de jogo" que aquele com que contava.
Foi o melhor que me foi possível...
É a luta de classes, estúpido!

22 comentários:

Anónimo disse...

Amigo :)!

exactamente o que exclamei, quando deram por finda a "função": "já acabou?... assim?..."
vá lá saber-se porquè?...
quanto ao resto, já falámos...
bom e merecido descanso.
beijocasssss
vovó Maria

Maria disse...

O programa não chegou a duas horas, já que teve um intervalo de cerca de dez minutos.
Estavas muito calmo e sereno nas tuas palavras, o B.H. abanava que sim com a cabeça (concordando com o que dizias, só nalgumas coisas...) e o abestalhado e descontrolado M.C. furioso por teres "tempo de antena".
Também esperava uma 3ª parte, como de costume. Estiveste muito bem (já o esperava).
Quem esteve mal, muito mal, foi o tipo da Lusa... que quer um código de trabalho ainda pior....

Anónimo disse...

Realmente, não tenho visto o programa nos últimos meses, mas também me parecia maior. Pelo menos quando está lá toda a gente a dizer o mesmo (ou a defender os mesmos) parece-me enorme. Desta vez foi curto, foi.

Anónimo disse...

Sérgio, naquele circo de feras, tu demonstraste uma coragem e eficiência que pôs toda a gente em silêncio. Aquela coisa, imbecil, oportunista e reacionária, que finge ser a moderadora começou a ver as coisas mal encaminhadas e, então, socorreu-se do jornalista da Lusa que se portou como um secretário de estado que quer subir a ministro do "socras", Enfim,num terreno minado, cheio de "aldrabilhas",brilhou a honestidade e a competência.

Campaniça

Anónimo disse...

Estiveste muito bem apesar das regras do jogo estarem viciadas. o pior é que a censura já se estende aos jornais, estações e apeadeiros de rádio locais. Em Estarreja a Rádio e o Jornal de Estarreja desconhecem os nossos comunicados ou interpretam-nos com sentidos que nós nunca lhes demos.

samuel disse...

Está tudo muito bem dito pelos oradores que me antecederam.
Parabéns!

Anónimo disse...

-Não era possível fazer melhor. -Naquele ambiente hostil, onde os agentes do estado a que isto chegou,”a darem ares de vila Diogo”. Como se não tivessem responsabilidade nenhuma no resultado das políticas por eles apoiadas e muitas das vezes levadas à prática.
Como dissestes, e bem, "tudo isto foi previsto por economistas" só que os senhores e as senhoras que ontem te acompanhavam não gostam de ouvir verdades. E fizeram de conta que não ouviram… não era nada com eles! …hipócritas é o que eles são.
Não era possível fazer melhor camarada, estivestes a altura, estivestes bem.
Um Abraço.
Afonso

Anónimo disse...

Como sempre fizeste tudo o que pudeste para fazer ouvir outra voz que não "a voz do dono". É evidente que o que se ouve e lê cada vez mais por aí não passa disso. E da petulância e atrevimento característicos da ignorância crassa que é a pior forma da ignorância.

Anónimo disse...

Ontem ao ver o Prós e um contra,lembrei-me da frase célebre do camarada Álvaro Cunhal "eles fazem o mal e a caramunha"
Quero felicitar-te pelo teu desempenho, conseguiste por todos em silência, para ouvirem os teus argumentos, tambem deu para perceber que havia ali gente bem preparada para defender o seu TACHO

Pedro Penilo disse...

Caro Sérgio:

A tua insatisfação é a melhor garantia de que poderemos passar a nossa mensagem cada vez melhor.

Um abraço

Rosa dos Ventos disse...

Malgré tout, parabéns pela prestação televisiva...e não só!

Abraço

Fernando Samuel disse...

Eu não vi, mas estou tentadíssimo a fazer minhas as palavras dos oradores antecedentes que conheço...

GR disse...

Há muito tempo não via o “Prós e Prós”. Na realidade o alinhamento do programa foi diferente ao último que fizeste e a um outro que vi. Não houve debate do público!!! Tirando aquele ET da Lusa, tentando destabilizar. Quem?
Desta vez foi “Os Contras!”.
“Contra o Dr. Sérgio Ribeiro”, “Contra a Democracia”, “Contra o Povo Trabalhador”.
Os comentários feitos por pessoas minhas conhecidas que viram o programa e muito longe estão da nossa ideologia foram muito positivos, à tua pessoa.
Enalteceram a tua postura calma, refutaste serenamente, com grande objectividade e muito perceptível. e com grande firmeza (digo eu). Fiquei muito orgulhosa!
Quanto ao tempo de antena dado, é natural! A senhora continua a ter cronometro só para ti.
Um contra cinco! Foi um debate difícil, tendo em conta os comentadores presentes! Está cada vez mais insuportável o Medina Carreira, consegue ser insolente.
Deste uma excelente prestação. Todos ficamos a saber que há alternativa para esta política!
(Focaram várias vezes o (teu) livro “Marx e Engels”)
Parabéns!

GR

Crixus disse...

Apenas vi a sua primeira intervenção, na qual expõe as verdadeiras causas da crise actual do capitalismo. Aqueles grandes "economistas" que o acompanhavam julgam que o capitalismo é uma realidade eterna e que pode ser explicada só com estatisticas, não vale a pena o esforço de lhes tentar mostrar que não será bem assim. A sra moderadora teve a lata de dizer que eles se estavam a rir quando falou de Marx, pois bem, em vez de rir talvez devem-se le-lo (ao menos uns resumos) pois muito do que hoje esta a acontecer é explicado por MARX para o seu contexto historico, mas que podemos "importar" para a nossa epoca. Parabens pela participação

O Puma disse...

gostei da denúncia

quando disseste

há uma convergencia económica
na cor do gráfico
rosa e laranja

com sorrisos amarelos

Sal disse...

Sérgio:
já o disse no meu post e tu até já leste e agradeceste. Mas não disse tudo. Depois reli-o e achei que faltava ter dito que alguns economistas portugueses devem por os olhos em ti, na tua postura, na tua seriedade e honestidade, e aprender qualquer coisa mais que a cartilha neo-liberal que debitam de cor.

Estás de parabéns. O que achas que ficou por dizer dirás numa próxima ocasião, ali ou noutro sítio. O que importa é ir dizendo! E lutando.

beijinhos

beta disse...

Camarada Sergio, ontem fizeste-me quebrar uma promessa: Não voltar a ver aquela coisa chamada Prós e Prós!E fiz um comentário desdenhoso, para ser simpática, quando ouvi anunciar mais um programa.Mas quando falaram em Sergio Ribeiro, arrebitei as orelhas! E pronto, foi aquilo que se viu... E tu com uma dignidade, calma e sabedoria enorme, a mostrar do que és feito. Depois o final apressado veio confirmar o que já se descortinava: o arrependimento por terem convidado um comunista para falar de economia e caminhos possiveis.
Valeu a pena ouvir-te, camarada,mas vou voltar á minha: não volto a ver aquela coisa! Apre, que estou farta!!

Justine disse...

"Re-ouvindo", foi tarefa bem cumprida :))

Anónimo disse...

Há grande Sérgio, para mim estiveste muito bem. As tuas intervenções foram ouvidas com atenção e em silêncio pelos adversários,o que demonstra que eles sabiam quem tinham pela frente. O modo como falaste foi eloquente, a dada altura até comentei com a Lena, que tu estavas a dar uma aula.
Gostei, um grande abraço.

J.Filipe

PS:(como tu dizes..salvo seja!) - Porque não informas no blog que vais à televisão? Já é a 2º vez que vais aturar a "Fatinha" e um tipo não sabe.

Anónimo disse...

O J. Filipe, embora distraído (não percebeu, no post anterior, que anunciaste a ida à tv), tem razão: os silêncios foram demonstrativos do medo e da consideração que tinham pelo que pudesses dizer - consideração não por concordância, mas pelo peso que sabiam irem ter essas intervenções.

Anónimo disse...

Mide,
Obrigado, pela chamada de atenção.
Efectivamente o post menciona a ida ao programa
As minhas desculpas ao Sérgio.

J. Filipe.

Anónimo disse...

-Eu tb, estou insatisfeito.
-Durante o debate um dos convidados que tb se diz economista mas neoclássico se é que entendi bem, disso que certas pessoas da área económica lhe vinham a dizer que esta crise é muito pior que a de 1920. E continuou, diz o dito sr, quando pergunto a essas pessoas o porquê de tal afirmação, elas não me sabem justificar a afirmação feita.
-Achei estranho e gostava de saber a sua opinião se tal for possível.
-Quanto a sua prestação no programa foi uma lufada de ar fresco no buraco neoliberal que esta gente nos meteu.
Desde já agradecida
Mafalda