sábado, outubro 04, 2008

as coisas que a gente lê...

Isto hoje está bonito, está.
Fui almoçar lá abaixo. Antes, comprei uns jornalecos, isto é, umas "toneladas" de papel, e, enquanto comia o bacalhau com grão no Zé do Raul, fui lendo. Primeiro, aquela coisa do tal Henrique de Sousa, que teve o seu dia de glória de 1ª página no Público; depois, o Expresso possível em cima da pequena mesa e com os grãos a saltarem da travesssa para o prato com passagem pela fronha do sr. Henrique Raposo.
A gente lê cada coisa... Escusa de me ser lembrado que já (me) prometi não comentar este cavalheiro. Não o vou fazer. Apenas recomendar o seu artigo porque pode ser muito útil, como se vê pelo título Capitalismo: manual de instruções. Ora aí está, só quem não quiser é que não aprende. E transcrever a causa (social, claro) da crise segundo Raposo: "um modo de vida assente no crédito barato e numa taxa de poupança nula". Para que, como se descortina, nada tiveram a ver as políticas (associais, claro) do capitalismo financeiro e os níveis salariais das massas trabalhadoras confrontados com os direitos e as necessidades emergentes e publicitadas.
Meus caros, segundo HR tudo é uma questão de "auto-regulação moral que cada indivíduo deve possuir perante a tentação do crédito". E, claro, há os que a têm porque o berço (e a educaçãozinha em casa) lhes deu e os que a não têm... e a tumba (e a tentação) os leva.
Palavra que não comentei. Apenas transcrevi.... Porque se comentasse estas e outras coisas que li, não respondo por mim e pelas palavras que empregaria. Sairia vernáculo.

11 comentários:

Crixus disse...

Não sei como o Sérgio aguenta almoçar com uma "companhia" tão desagradavel como esse HR. O homem consegue ser mais estupido a cada fim-de-semana que passa. Enfim, é um caso perdido.

Fernando Samuel disse...

É isso, o Raposão descobriu o remédio: o que faz falta é a «auto-regulação moral» - que é um produto que pode ser adquirido a crédito e com juros baixos...
Que cambada!

Um abraço grande.

Mar Arável disse...

Para uma boa digestão

sugiro-te que não leias

nos restaurantes

Abraço

samuel disse...

O que me choca mais é o sacrifício de um bom bacalhau com grão...

Justine disse...

E conseguiste digerir o grão??? Acho que deves ter ficado com uma enorme azia!
Mas que almoço aziago:))

Sérgio Ribeiro disse...

O fulano nunca seria capaz de me estragar um bom bacalhau com grão nem outra coisa qualquer.
Muito caminho feito leva a que uns pedregulhos mais não sejam obstáculo para uns passos, mesmo sentado a uma mesa e a comer bacalhau com grão.
Obrigado pela vossa solidariedade.
Abraços

cristal disse...

É isso mesmo Sérgio: Os cães ladram e a caravana segue viagem...

Anónimo disse...

Raposão só há um; o da Relíquia e mais nenhum.

Maria disse...

Tens um excelente estômago, Sérgio...
(já falámos sobre isso!)
Enfim, "deixai-os falar que eles 'calarar-se-ão'"

Sérgio Ribeiro disse...

Isto tritura toda a espécie de raposos e de grão... Então depois de "ter ido à faca"!

Anónimo disse...

Auto-regulação que possuo para evitar a tentação e continuar a ler este blogue, é que é outro mito.

Ainda nem li 1/5 dos posts sobre o Materialismo Histórico...

Aproveito para dizer que tenho um taxa de poupança nula.