quarta-feira, outubro 08, 2008

Já que...

Já que tanto se fala de Marx nestes últimos dias, não seria de lembrar que, para este ano de 2008 (que está na recta final), houve quem (o PCP) tivesse decidido, há largos meses, assinalar os 190 anos do seu nascimento e os 160 anos da publicação do Manifesto (com Engels), e tenha preparado, cuidadosamente e com diversa e qualificada colaboração, dois cadernos-separatass de uma sua revista (o militante) dedicados a essas efemérides, e tenha feito uma exposição itinerante que anda aí pelo País sobre o personagem e a sua vida, e que alguns dos seus militantes tenham tido a tarefa de animar sessões sobre o Manifesto e os seus autores, e que mais coisas tenha feito e continue a fazer, continuamente?!
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
"a grisalha moldura" (Maiakovski)

12 comentários:

Justine disse...

Acabaste de lembrar, e muito bem. Vale a pena ver e ouvir

Maria disse...

É verdade, mas a comunicação social que temos jamais falaria no assunto, não é?

Beijo

Sérgio Ribeiro disse...

Pois, Justine! Ver e ouvir, dizes muito bem porque esta ilustração é a capa de um DVD com a exposição, com uma palestra o vivo do José Barata-Moura e textos i) do Manifesto, ii) de Álvaro Cunhal e iii) do José Barata-Moura.
Pois é, Maria! A comunicação social... mas o que mais me irrita são alguns camaradas que, como a comunicação social não fala, ignoram o que nós dizemos e fazemos e... "mandam vir" do alto das suas petulantes ignorâncias.

Fernando Samuel disse...

Para eles, essas não são coisas para lembrar, mas para esquecer...

(já agora: também um suplemento especial do Avante!)

Abraço grande.

miguel disse...

chegará o momento em que a falência do capitalismo obrigará a reabilitação sistémica de marx. mesmo aí, tudo farão para obliterar a perspectiva marxista do pcp. mesmo nessa altura, a nossa perspectiva do marxismo, com o hífen e com o leninismo, será considerada por muitos como obsoleta.
só a força do povo demonstrará que o rumo da história não se compadece com manobras ou golpes ideológicos.


viva marx.
viva o marxismo-leninismo.

Anónimo disse...

... e o suplemento especial do avante!, que deveria ter sido referido (mea culpa!), e outras iniciativas.

Anónimo disse...

ahahahaha. Marx sempre na moda. Só pode ser masoquismo.

Anónimo disse...

Já agora ir a...

http://dorl.pcp.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=2579&Itemid=105

e clicar em "próximo painel" e apreciar.

samuel disse...

Não, não, caro "anónimo"...

O que está verdadeiramente na moda é roubar.
O que está na moda é o Lehman Brothers.
O que está na moda é o "não sei quantos" May e o Mac.
O que está na moda é a AIG (com os canalhas incompetentes dos administradores a irem em grupo para uma estância de férias de luxo, uma semana depois de serem salvos pelo "maldito" Estado.
O que está na moda é assistir (suspirando de alívio) à compra de bancos, por toda a Europa, exactamente pelo tal maldito Estado, mas continuar, imbecilmente, a defender que tudo deve estar nas mãos dos privados e o Estado não deve meter o nariz na economia.
O que está na moda é meio mundo em recessão por causa de umas centenas de delinquentes que acham que roubar as poupanças das pessoas que trabalham é uma ideologia e sobretudo, que que é uma ideologia respeitável.
O que está na moda é insistir em achar que a economia mundial deve continuar a ser gerida como um casino em que o sócio maioritário é a máfia e em que os investidores nunca sabem se estão a financiar sabonetes, comida para bebés, armas, ou a lavar diheiro da droga e prostituição.

Marx??? Qual Marx, qual porra!!! Isso é para líricos!...
O que está na moda é ser como você, caro Anónimo!

Crixus disse...

O Partido e os seus orgãos fizeram uma comemoração bastante oportuna dessas efemerides da vida de Marx. A palestra do José Barata Moura, por exemplo, foi uma grande ajuda para todos nós compreendermos melhor a Actualidade do Manifesto. Para mim, a melhor maneira de comemorar Marx, neste momento, seria praticá-lo. Vamos a isso.

Sérgio Ribeiro disse...

Com comentadores destes a responder a anónimos como aquele, só tenho que assistir. E aprender. E aplaudir!

Maria disse...

O Samuel irritou-se mesmo...
Acho que o comentário dele dava um excelente post...

Fica "carmo", Samuel, que para fim de noite já me deliciaste...