domingo, maio 24, 2009

Com dedicatória...

Para ontem, havia prenúncios meteorológicos desfavoráveis, confirmados pelas chuvas da manhã. Havia núvens no céu. Mas fomos mais de 85 mil! Estivemos nas ruas de Lisboa. Dizendo basta, dizendo é preciso mudar, dizendo é preciso romper para o futuro. Dizendo é possível! Porque somos tantos. E estamos na rua. E... porque queremos não, queremos sim!
Tanta gente! E esta manhã, a retomar rotinas, a navegar por sítios nossos e por sítios amigos, uma pergunta: porquê não mais ainda? porquê tanta mais gente que sente que basta, que é preciso mudar, que é preciso romper para o futuro, parece viver num outro País, num outro mundo em que não houve o dia de ontem em Lisboa? Porquê?

Porque a comunicação é o que é, porque são mais importantes as ressacas de um senhor com estatuto de pensador que a luta de centenas de milhar que pensam, de 85 mil que vêm à rua com a sua luta, com a luta que na rua se faz? Sim! Mas não só... É tarefa de cada um dos 85 mil vir dizer aos que connosco (ainda) não estiveram, e que são gente que pensa e sente, vir dizer-lhes que fomos, que estivemos, que voltámos com mais força, com mais confiança. E que precisamos deles. Como todos precisamos de todos. Para sermos o que é possível sermos.

Um abraço.

14 comentários:

Aristides disse...

Também me ficou um amargo na boca quando hoje percorri a comunicação social dominante e vi tão pouco da grandiosidade de ontem. É claro que estava à espera, mas que custa, custa!
A minha alegria é que eles devem ter ficado estarrecidos com tanta genta na rua.
Abraço

CS disse...

Nós de papo cheio.

Eles à beira de indigestão.

GR disse...

Muitos de nós tiráramos fotos, compete-nos a agradável tarefa de ir colocando (fotos) na net e enviando, para serem reenviadas.
Vamos mostrar a todos a Força da CDU!
Vamos mostrar o que os órgãos de comunicação esconderam, a mando de Sócrates.
Esta foto está muito interessante!
“Alegre e convicto o Povo virou as costas, à nuvem negra (ps) que pairava no ar!”

Bjs,

GR

Justine disse...

Foi, mais uma vez, a afirmação da nossa força. Mas, como tu tão bem dizes, precisamos de todos os outros que connosco estão na raiva, mas que ainda não se manifestam. Esperam por dia 7/06?

samuel disse...

A verdade é que a coisa os irritou bastante. Pois se até eu já tenho direito a "engraçadinhos"...

Grande abraço!

Nocturna disse...

Sérgio,
Não vale a pena ter esperança nisto em que se tornou a nossa comunicação social.
Temos que ser nós, no nosso dia a dia que temos explicar aos nossos vizinhos que ainda não estão a ver as coisas ( quem me dera poder fazê-lo com a tua sabedoria e conhecimento).
Mas,faz-se o que é possível e muitos já estão a sentir na pele o resultado desta política. Quase todas as famílias têm alguém desempregado.
Falta convencê-los que estas eleições para os Deputados Europeus são importantes.
Viva a CDU.
Um abraço
Nocturna

Anónimo disse...

Caro Sérgio
Como sabes, melhor do que eu, a comunicação social constitui hoje como que um departamento dos grandes grupos económicos em que os resultados financeiros não constituem a primeira prioridade já que esta passa pelo condicionamento do pensamento dos leitores. O capitalismo sabe que perder em termos financeiros na comunicação social constitui um investimento altamente rentável no que respeita à sua subsistência.
Agora, depois da grande jornada de ontem que a procuram minimizar, depreciar e apagar, cabe a todos potenciar o ânimo que tanto cresceu e ganhar para o voto na CDU no próximo dia 7 de Junho tantos, e tantos foram, que foram prejudicados pelas políticas deste governo, na continuidade das que os anteriores desenvolveram. Com trabalho, palavra que nos é tão cara, e confiança, porque temos a força da razão, vamos conseguir porque SIM, É POSSÍVEL.
Um abraço
Valdemar

miguel disse...

um grande abraço.

Fernando Samuel disse...

E que grande tarefa a nossa!

Um abraço.

José Rodrigues disse...

No autocarro ouvindo queixas de camaradas e amigos, da falta de ar condicionado,andamento lento,ainda ficamos pelo caminho,etc.ia eu meditando sobre os "homens da bicicleta",plasmados nas obras da colecção Resistência das Edições Avante.Reflectia sobre os homens e mulheres torturados,esfomeados,assassinados para que eu, e os que me acompanhavam, pudessemos ir ali a 100 à hora, livremente e com convicção, fazer da marcha mais uma grande jornada, que nos vai ajudar a dar a volta a isto!No meio da imensa multidão,ouvi o Jerónimo sintetizar as minhas singelas reflexões: "o que nós andámos para aqui chegar".A luta continua!

Maria disse...

Foi lindo!
E agora, e mais uma vez, ao trabalho...

Abraços

Antuã disse...

Não seria de esperar grande coelho desta comunicação social, mas que chateia, chateia. Mas eles são paupérrimos em termos de dignidade!...

aferreira disse...

-Não foram só, os papagaios da chamada comunicação social dominada pelo capital e outros canalhas... que fez o que pode para ocultar a jornada de luta da CDU! ...os blogues de muita gentinha "bem pensante" reles trastes ......- que se diz de esquerda & tal...muita letra, muito paleio, mas que não passam de agentes ao serviço dos seus senhores .....!

Anónimo disse...

por razoes pessoais nao estive no pais no dia da marcha por isso n pude ver qualquer imagem (TV) da nossa grande demonstraçao mais uma vez e ainda a censura da chamada «democracia» tentou tapar nos os olhos tb outra coisa n se podia esperar de canais uns do estado outros de laranjinhas n nos conseguiram calar durante 48 anos de ditadura mto menos o farao agora,mtos o tentaram nenhuns o conseguiram!!VIVA O PARTIDO COMUNISTA PORTUGUES!VIVA O MOVIMENTO OPERARIO!VIVA PORTUGAL LIVRE DO FASCISMO E DO CAPITALISMO!!!