domingo, junho 14, 2009

Com licença...

Em o cravodeabril, de 10 de Junho, Fernando Samuel publicou uma mensagem que merece ser lida e relida. Assim o fiz, e para compensar o pouco tempo que tenho dedicado a outras coisas que não seja trabalhar números sobre as eleições para o PE, e dada a gravidade do tema que reputo enorme, reproduzo essa mensagem:

«PR QUER ACABAR COM FESTA DO AVANTE!

Nem mais: o Presidente da República quer acabar com a Festa do Avante!.Vinda de quem vem, tal intenção não surpreende:basta pensar na governação antidemocrática e antipatriótica de Cavaco nos dez anos em que foi primeiro-ministro.
O «argumento» utilizado por Cavaco para acabar com a Festa do Avante! tem raízes numa questão a que o Cravo de Abril já fez várias referências: o conceito de lucro.
Como estamos lembrados, aqui há tempos a Entidade das Contas e Financiamentos dos Partidos considerou a Festa do Avante! ilegal e enviou o seu parecer para o Tribunal Constitucional (TC).
A «ilegalidade» decorria do facto de o PCP considerar - vejam bem! - que o lucro da Festa é a diferença entre as receitas e as despesas, enquanto que a Entidade considerava - vejam bem! - que o lucro é as receitas...
O TC, sensatamente, não apenas não declarou a Festa ilegal, como considerou correcto o conceito de lucro do PCP e errado o conceito que a Entidade queria impor.
Recentemente, nas alterações à Lei do Financiamento dos Partidos aprovadas pela Assembleia da República, esse critério foi especificamente adoptado - daí o voto favorável do PCP.
Recorde-se, entretanto, a intensa campanha de mistificação posta em andamento nos média do grande capital. A campanha girava em torno de duas questões centrais dessas alterações: o aumento das subvenções do Estado aos partidos e o aumento dos limites para a angariação de fundos por parte dos partidos.
Recorde-se, ainda, que essa campanha de mistificação tinha como alvo preferencial o PCP, de tal forma que lendo os textos produzidos pelos comentadores de serviço, só podia concluir-se que o PCP vivia, e queria viver, à custa das subvenções do Estado - quando, como a verdade mostra, o PCP sempre esteve, e votou, contra o aumento das subvenções do Estado aos partidos.
Enfim a habitual chafurdice em que os média dominantes se sentem como peixes na água.
Agora foi, então, a vez de o Presidente da República dar a sua opinião.
E fê-lo vetando as alterações à Lei aprovada na Assembleia da República.
E entre as razões para o veto invocadas por Cavaco, lá está, uma vez mais o celebérrimo conceito de lucro.
Com efeito, Cavaco veta, entre outras razões, porque, nas alterações, «o limite da angariação de fundos passa a ter por referencial, não as receitas, mas a diferença entre receitas e despesas».Ou seja: para Cavaco, o lucro da Festa do Avante! é a totalidade das receitas da Festa e não a diferença entre as receitas e as despesas.
Este Cavaco já deu abundantes provas de que não gosta da Democracia, abomina Abril e não tolera o PCP.
Juntando a Festa do Avante! aos seus ódios de estimação, Cavaco está apenas a ser igual a si próprio...
(Fernando Samuel, 10.06.2009)»
.
Acabar com a Festa do Avante!? Não seremos apenas nós, os do PCP, a não o consentir! Nem à cavacada o conseguirão.
A Festa está muito para além de nós. É... A FESTA!

13 comentários:

samuel disse...

Acredito que Cavaco e seus empregados estejam a dar um passo maior do que a perna...

Abraço.

GR disse...

O que é a Festa? A Festa do Avante!
É a construção de um sonho,
é a vontade de muito trabalho,
idealizada por nós comunistas e edificada também por nós e tantos outros que não o são.
Desde 1976 que fazemos a Festa e nos empurraram para outro sítio. A 1ª na Fil (um micro espaço) grande Festa. Depois foi o desbravar, terrenos bravios e empedernidos e as férias eram passadas entre o muito trabalho e a maior alegria, Jamor, Loures, Alto da Ajuda e por fim na Nossa Casa, no Nosso Terreno a Nossa Quinta da Atalaia, na Nossa FESTA!
Ano passado um alentejano dizia, com as lágrimas nos olhos; “Lutamos contra o Salazar, lutaremos com mais vontade pela Nossa Festa”.
Comunistas, democratas, jovens ou menos jovens vamos demonstrar que a Festa é Nossa! ninguém lhe mexe.
Ninguém pode destruir o Sonho!

GR

Justine disse...

Parece-me que vem aí mais uma guerra feia ...

Guilherme da Fonseca-Statter disse...

Com esta sua decisão o sr. Cavaco Silva ("Doutor em Economia pela University of Somewhere"), só veio confirmar que afinal nem para Revisor Oficial de Contas.
Agora terá inventado um novo conceito: O lucro gerado ex-nihil... Ainda o propõem para Prémio Nobel.
Não há pachorra!

Maria disse...

Ainda ontem falava com pessoas que teimavam em dizer "os partidos votaram todos a favor, menos um", ao que eu acrescentava um... deputado.
Querendo com isto dizer, mais uma vez, que os partidos são todos iguais. Ignorando que a lei foi feita para tentar acabar com A FESTA. Nem sabendo da declaração de voto do PCP.
Hoje tenho que recolher material e links para enviar por mail aos teimosos...

Beijos

Nocturna disse...

Claro que a cavacal criatura gostava de acabar com a festa do Avante! E não só ele, também todos aqueles que tentaram fazer festas parecidas e tiveram que desistir porque não conseguiram. A Justine tem razão : vem aí mais uma guerra feia.
Mas, nós cá estamos, não só os comunistas como os milhares de pessoas que têm no seu calendário anual ,ir à FESTA .
E a FESTA é a festa do Avante.
Lutaremos por ela.
Um grande abraço

Aristides disse...

Não há Cavco,nem Sócrates nem nenhum aprendiz de tiranete que nos vai vencer. A Festa há-de continuar e cada vez maior.
Abraço

Nocturna disse...

CADA VEZ MAIOOOR.
Como diz acima o Aristides.
Um abraço

Fernando Samuel disse...

CADA VEZ MAIOR E MAIS BONITA!

Um abraço.

Helder Pereira disse...

Viva o Partido Comunista Português … Viva a JCP … Viva a Festa do Avante ….

ASSIM SE VÊ A FORÇA DO PC!


Cumprimentos camaradas!

duarte disse...

a festa é de todos. e os numeros provam o que muitos temem: a festa está a crescer. Quanto a essa coisa que dá pelo nome de aníbal...que ponha os olhos nos sociais-democratas que vão à FESTA DO AVANTE.
abraço do vale em obras.

Antonio Lains Galamba disse...

os cães ladram...

o.pinto disse...

a coisa mais triste que pode acontecer a um povo é a ignorancia se nao fosse assim cavacos nunca chegariam ao poder