sábado, junho 13, 2009

Pormenores...

No fim de uma semana, ainda há muitas contas a fazer…
Aliás, considero que as contas têm sempre de ser feitas e refeitas. Se da luta viemos ao voto, agora as contas dos votos devem servir para reforçar a luta. E ele há tanto número e pormenor!
A CDU não elegeu 3 deputados por uma diferença de 2287 votos, isto é, 0,064% dos votantes e 0,023% dos inscritos.
Curiosamente (?), foram expressos 43.135 votos numa lista chamada PCTP/MRPP que usa como sigla, inscrita nos boletins de voto, a foice e o martelo. Contra o que, em devido tempo e reiteradamente, o Partido Comunista Português protestou. Sem êxito.
De 2004 para 2009 foram mais 6841 os eleitores que votaram nessa lista e símbolo, muito mais que os 2287 votos que faltaram à coligação PCP-PEV para ter mais um deputado, o seu 3º!
Supondo que foram 5,3% (1 em cada 18) do total de votantes nessa lista e símbolo que o fizeram querendo votar no outro símbolo da foice e do martelo que está associado ao girassol do Partido Ecologista dos Verdes, esse 3º deputado teria sido eleito.

A propósito, convido-vos a ler umas "ficções do cordel", umas ditas histórias de exemplo.

15 comentários:

Carlos Vale disse...

É um problema para analisar com atenção na discussão dos resultados eleitorais. É que no distrito de Castelo Branco o número foi significativo.
Temos que analisar e ver a melhor forma de combater esta situação.
Um abraço. Carlos Vale

cetautomatix disse...

Há muito tempo que este problema existe e tem sido pontualmente alvo de chamadas de atenção. Acredito que haja outras prioridades, mas agora se vê como é importante. Tem cumprido exemplarmente o seu papel, a longínqua decisão sobre os símbolos dos partidos e das coligações.
A questão é delicada porque o que quer que se faça pode, se não houver cuidado, resvalar facilmente para um efeito contrário, de dar protagonismo em vez de neutralizar, com campanha facilmente antecipável junto da opinião pública.
Por isso é preciso dar uma importância muito maior do que se tem dado ao esclarecimento sobre o modo de votar, escolhendo camadas-alvo de eleitores especialmente susceptíveis de fazer confusão.
Como digo, há prioridades e prioridades. Mas esta pequena luta pode fazer muita diferença.

Fel de cão disse...

Tenho seguido, com muita atenção a "autópsia" aos resultados das eleições feitas por Sérgio Ribeiro. Para quem ,como eu, limita a sua actividade politica a votar esta actividade mental aqui praticada foge ao vulgar comentário e é ,por isso,de louvar...Quando falei de "autópsia" não foi deformação profissional...do resultado do "acto eleitoral" vejo que muita coisa está a morrer... O que gostaria de saber é se o acto de se ignorarem as eleições e não se votar não será um acto de libertação do poder ( da política e dos políticos) que ,de tão maus, nos infernizam a vida...

Ana Martins disse...

É verdade! Quando pensamos em círculos eleitorais mais pequenos, sobretudo os autárquicos não tem uma expressão demasiado grande, mas quando se juntam essas migalhas todas num círculo eleitoral único como o das Europeias pode dizer-se que por questões gráficas o PCTP-MRPP roubou um deputado à CDU.

Anónimo disse...

Quer dizer, o senhor, trinta e tal anos depois, ainda continua a passar atestados de menoridade às pessoas,tenha juízo.O que vale é que o senhor sabe que quem o lê são os indefectiveis e mais meia dúzia de distraídos que por aqui passam.

Anónimo disse...

Pelos vistos há indefectíveis anónimos incomodados com as tuas contas.

cetautomatix disse...

Aquele indefectível anónimo fez o favor, que mui reverentemente agradeço, de ilustrar avant la lettre o que seria a tal resvaladela a que me refiro atrás. Há sempre boas almas dispostas a ajudar.

Sérgio Ribeiro disse...

Não passo - nem nunca tive essa intenção-, atestados de menoridade a ninguém. Vocemecê, seu anónimo das 20 e 29~, vem demonstrar, aliás, que os verdadeiramente menores (e não a infeliamente enorme quantidade de portugueses que não sabe como votar onde quer votar...) não precisam de quem lhes passe atestados: revelem-se evidentemente menores!
Não perco tempo a recomendar-lhe juizo.

samuel disse...

Passas atestados de mais coisas? É que estou aqui com uma pontada nas costas, que ainda ontem "não me deixou pregar olho de qualidade nenhuma"... p'ra citar o grande Vasco Santana. :-)))

Abraço.

Sal disse...

Ó Sérgio deixa-me lá dizer ao anónimo das 20:29 - já que também passo por aqui, logo, também me atinge - que vá à merda!
Haja pachorra, pá.
Desculpa lá.

bjs

GR disse...

É angustiante, irritante e deveria ser ilegal.
A foice e o martelo, é o símbolo do Partido com mais anos de existência no nosso país, também não é por acaso que deixaram o MRPP utilizá-lo.

Quanto ao totó das 20:29h que vá ajudar o maneirinho a fazer as malas e não se esqueça de meter lá no meio o cd do fantasma trapalhão, mentiroso e fanfarrão!

GR

Nunes disse...

O MRPP começou por ser um instrumento contra-revolucionário, ao serviço da CIA, em Portugal. Como é que alguém explicaria aqueles belos murais em que Arnaldo de Matos, o chamado "pai da classe operária" portuguesa aparecia à frente de um grupo de camponeses em fúria?
Por incrível que pareça, o próprio Arnaldo de Matos (Dr.), apareceu mais tarde numa revista, vestido à "cobrador do fraque", à mesa do famoso "Gambrinus".

cetautomatix disse...

Nunes: não era "pai", era "grande educador". É preciso fazer justiça! A principal lição que deu à classe operária, para os que quiseram aprendê-la, é que mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo.

Anónimo disse...

Olha... quem diria... um resultado da CDU em que a culpa não foi do PS. Já fiz printscreen e tudo...

Soutaria disse...

Ah! ah! ah!... um resultado do PS em que a culpa é da política do PS.
Faz lá printscreen, ou lá o que é isso..., outra vez.