quarta-feira, setembro 09, 2009

Acabou, Jerónimo!

Acabou, agorinha mesmo, o debate do camarada Jerónimo de Sousa com a dra. Manuela Ferreira Leite. Enquanto os comentadores encartados devem estar a "espremer o limão" (sêco/séca), e os jornalistas estarão à espera, na "porta dos artistas", da saída dos dois intervenientes, venho aqui... suspirar de alívio. Um suspiro solidário com o de Jerónimo que - calculo eu... - deve estar a pensar "desta já me vi livre, livra!"
E livrou-se... com uma postura de grande dignidade, umas vezes muito bem, outras nem tanto, sempre com coerência e uma enorme paciência. Com uma outra "classe" a vir ao de cima.
Neste último (uff!) debate em que participou, pergunto eu porque se discutiu o programa do PSD e não se fez uma referência ao programa do PCP. Que há!, e que mete o do PSD num chinelo de quarto da doutora. Será que apenas se discute o programa de quem vai ser governo, ou pode vir a ser, ou, pervertendo o próprio acto eleitoral, se afunila tudo na discussão implícita... da governabilidade com estas políticas?
Assim se estreitam as vistas, no sentido de que a escolha é para o primeiro(a) ministro(a), e não a de 230 deputados... e do rumo para o País que não tem de ser o da alternância que há 33 anos nos (des)governa, sempre com as mesmas políticas praticadas com diferentes tonalidades entre o rosa e o laranja com mais ou menos negro na paleta.

6 comentários:

Sal disse...

Também vi este. Aliás, num outro post ali atrás comentei referindo-me ao debate com o Portas porque abri o teu blogue a partir dos feeds e não tinha visto o vídeo sobre o Jerónimo, daí ter pensado que te referias ao debate. Adiante.
Gostei muito que tivesse vindo à discussão a luta de classes, em torno do famigerado Código do Trabalho. Jerónimo defendeu com unhas e dentes a verdade, "com mil diabos", como ele disse.. :))
"Entalou", passo a expressão, várias vezes a Ferreira Leite ("eu nunca disse isso..." disse ela em desespero, a certa altura). A doutora pareceu-me com falta de ideias e alguma lentidão no raciocínio. Valeu-lhe a ajuda da jornalista que, como bem notámos, só perguntou coisas relativas ao programa do PSD.
O Jerónimo esteve muito bem. E olha que até quando está menos bem... está muito acima de todos os outros.

Beijinhos

toulixado disse...

E que dirás disto:

"Ferreira Leite só revelou uma ligeira vantagem em relação a Jerónimo: soube olhá-lo de frente. O líder comunista ainda não aprendeu que nestes debates deve levantar a cabeça, olhar quase nada para os papéis e encarar sem complexos os seus interlocutores."

Alguém lhe pode transmitir isto?

GR disse...

Não há direito, não vi!
Tive uma reunião (mesas), vou tentar ver a repetição.

Mas nada me impede de dizer que o Jerónimo esteve BEM,como sempre.

bjs,

GR

aferreira disse...

Eu não pode ver os outro debates por razões várias- Mas acho que o camarada esteve muito bem levando ao tapete por varias vezes o drª. Dona Manuela.

Sérgio Ribeiro disse...

A minha avaliação das "prestações" do Jerónimo é, sem reservas, muito boa. Não haja dúvidas. Mas, como digo sempre, nada é perfeito. E se, conhecendo o camarada, mais valorizo o seu comportamento e postura, porque não deixo de dizer que foi para ele um verdadeiro frete/tarefa. E a observação do toulixado parece-me justa. Devo dizer que a MFL me surpreendeu, pela positiva, por esse aspecto de olhar - olhos nos olhos -
o Jerónimo, e os olhos deste estarem um bocado fugidios (aliás, além da chatice da tarefa, aquela cara não atrai olhares...) Algum ponto positivo tinha que ter uma, algum ponto negativo tinha de ter outro!

Abraços

jose luz disse...

Os vossos comentários acerca do comportamento de Jerónimo de Sousa,são bem reveladores da sua incapacidade politica e ideológica e que mais parecem que estão a defender um militante sem experiência para este tipo de intervenção. É preciso não esquecer,que se trata do S.Geral,e como tal tem e deve estar preparado para qualquer situação e demonstrar a superioridade dos projectos politicos de sociedade que os comunistas defendem em relação a todas as outras forças politicas e isso não foi capaz de fazer e demonstrar durante todos os vários debates.
Se Jerónimo pensou, como diz o texto, que "desta já me vi livre,livra!" isso só é demonstrativo da sua incompetência para o cargo que ocupa.