segunda-feira, setembro 28, 2009

Fechemos em definitivo (?) este acompanhamento das legislativas. Falando um pouco de política(s) a partir das aritméticas, antes que as aritméticas tomem em definiivo (!) o lugar da política.
A partir destes números de deputados (com a ressalva da falta dos 4 da emigração), se o PS-governo, com os seus 96 deputados, quiser fazer passar políticas e "reformas" ditas "sociais-democratas" pode ter o bloqueio da "direita" (78 + 21 = 99)... precisa de votos de deputados à "sua esquerda". Não escrevo mais.
Vamos às autárquicas!

21 comentários:

Rui Silva disse...

Animadores resultados em concelhos como Grândola, Alcácer do Sal e Cuba.

M. Ferreira disse...

E as sondagens? Aconselhou-se aqui a uma "Uma reflexão séria de, e para, quem quer levar "esta coisa" da política a sério." E que "As sondagens são publicidade arquitectada e manipulada por uns certos lacaios do capital..." Já reflectiram todos? Espero que sim!

PG disse...

A CDU ganhou um maior número de votos em relação às últimas eleições? Sim. Teve um bom resultado agora? Não.
Olhando para o que tem vindo a acontecer na educação; na saúde; no apoio às pequenas e médias empresas; na agricultura; no claro favorecimento aos grandes grupos económicos pelos governos dos últimos anos... só posso dizer que a CDU teve um mau resultado nestas eleições. Um programa eleitoral como o apresentado pela coligação deveria ter muitos mais votos.
Porque é que isso não acontece? Em comentários aqui no blog já surgiu a questão da "linguagem" da CDU. Não pode ser outra, dirão certamente os Verdes e Comunistas mas será que o crescimento do Bloco de Esquerda se deve só à comunicação social ou há ali mais qualquer coisa? Será que os do bloco não estão a fazer um aproveitamento significativo no uso da "linguagem" e na forma como passam a sua mensagem?
Concordo com o Marco no comentário do post anterior e por isso voto CDU mas parece-me claro que a forma como se diz "a luta continua" pode ser de efeito contrário ao esperado.

PG disse...

Já agora... o comentário do Marco Jacinto a que me refiro foi feito no post das 22:55.

aferreira disse...

-havia uma canção que dizia assim "ai se eu fosse rico...tralálálá."
-E eu, faço uma adaptaçãozinha..e canto
-"Ai se eu tivesse um canal de televisão trálálá e um jornal diário e uma estação de rádio trálálálál outro galo cantaria... -O resto é tudo treta.
- Queria era vê-los a caminha pelo próprio pé - como tem que fazer a CDU.

A CDU Avança com Toda a Confiança.

Sérgio Ribeiro disse...

PG - um pequeno apontamento:
se o que entendemos dever (ser nosso dever) fazer é continuar a luta, dizemos... a luta continua. Isso, dizer isso, afasta pessoas? Talvez. Mas... continuamos a luta e a dizê-lo. Não estamos na política a prazo. Somos e fazemos política (como todos!). Com transparência, dizendo-o. Temos a interpretação histórica da luta de classes. Já vimos muitos nossos acharem que o deveríamos esconder, começaram por o esconderem de si próprios, e... estão ou ministros ou deputados do PSD ou à deriva.
O "fenómeno BE" tem a ver com linguagem, mensagem? Também tem. Não comprometem o emissor e o receptror da mensagem. Isso é bom?Por isso, será efémero, por mais eternidades que dure. E, depois, não usando "chavões" (que para eles seriam), como o de "a luta continua", aproveitam, "à cuco", a luta dos que a fazem... e dizem que a fazem e continuam a fazer.
Olha... paciência. A luta continua.
Também gostei do comentário do Marco. Está na luta. É a vida!

Sérgio Ribeiro disse...

Ah! Também acho que o resultado não foi bom. que podia/devia ter sido muito melhor. Mas não me calarão na afirmação de que os objectivos foram cumpridos. Porque foram!
Agora, um partido que perde centenas de milhar de votos, que perde vinte deputados, que deixou de estar livre como um passarinho a fazer os disparates e os serviços como lhe apetecia e fica refém de todos para continuar poder aparente, falar de extraordinária vitória é que acho um embuste... democrático. Desta democracia.

PG disse...

Concordo contigo Sérgio. No entanto, e falando agora na CDU é importante referir que os resultados foram sensivelmente os mesmos que em 2005. E isso parece-me preocupante por dois motivos:

1 - Este último governo mostrou claramente uma política voltada à direita e que muito tem prejudicado o nosso país. Como resultado perdeu centenas de milhar de votos nesta eleição.

2 - Para onde foram esses votos?
Olhando para o programa da CDU gostaria de os saber ali, mas isso não aconteceu.

Graciete Rietsch disse...

Pois também já me falaram em linguagem mas eu respondi que a nossa linguagem é a da verdade e dignidade e nem eu queria que o meu PARTIDO fosse diferente.Estou triste é certo porque considero uma tremenda injustiça o modo como os votos a que vou chamar de protesto se distribuiram dado o imenso passado e presente de luta do PCP e neste caso da CDU.Beijos tristes mas confiantes.

Maria disse...

Eu não consigo estar triste com os resultados da CDU, embora ache que merecíamos uma votação maior. Mas também não me estou a rir...
Já estou cansada de falar do preconceito político (que mais uma vez se viu existir) em relação à CDU e ao PCO.
Estou, sim, MUITO PREOCUPADA com o resultado do CDS, onde toda a direita trauliteira vota, e que conseguiu 'enganar' (???) incautos.
Não nos esqueçamos que esta legislatura é de revisão constitucional. E do que disse o outro da madeira. E que estes cá, ao desaforo, disseram nada.
Os votos no Bloco não têm base real de apoio. São votos que rapidamente voltarão ao PS, porque de lá vieram.

Beijos

M. Ferreira disse...

Já fizeram a vossa reflexão séria de quem quer fazer política a sério? Aqueles gajos capitalistas e exploradores que oprimem os coitadinhos que fazem parte do povo, continuam no poder por escolha desse mesmo povo.
E as sondagens que tanto diziam que eram manipuladas pelo grande poder, acertaram ou não?
Os objectivos terão sido cumpridos (Sócrates e o PS deixaram de ter maioria) mas não foi graças à CDU.

PG disse...

E o M. Ferreira, já fez a sua reflexão?
Quais foram os motivos que fizeram com que o PS deixasse de ter maioria absoluta?

Rui Silva disse...

Não há nada mais nojento que um provocador em casa alheia.

Sérgio Ribeiro disse...

Ó meus amigos, o MF tem razão: claro que as sondagens merecem uma reflexão. E eu, pelo menos, fá-la-ei. Valha o que valer. E estou a fazê-la no tempo e nos sítios em que a devo fazer. E aqui virá. Não para responder ao que talvez quisesse ser uma provocação, mas porque sim... porque há que a fazer.
E não me parece que fiquem muito "bem no retrato" os sondadores, técnicamente, e os exploradores (também de sondagens), politicamente.
A seu tempo, neste sítio.
Nem promessa, nem ameaça. Porque sim!

aferreira disse...

-Chico Van zeller, mordomo mor dos proprietários das praças de homens & mulheres... deitou faladora na TFS para sondagens... sobre a politica a seguir pelos socratinos, sarl.
-Mostrando para quem quer ou pode, ver e ouvir quem manda de facto.

olga disse...

É triste cantar de galo quando sabemos que há partidos que nem sabem saber o que isso é, um partido, um colectivo que funciona para o bem comum, que funciona como um todo a uma só voz.
Esses que agora falam, passaram 4 anos de legislatura PS-Sócrates a ver a caravana passar e aproveitaram-se muito bem disso.
Veremos agora onde pararaão as modas.
1ª certeza que tenho: Estes próximos 4 anos não serão de ditadura "democrática" como os 4 anteriores.
2ª certeza: iremos ver o PS mais "humilde" a pedir "batatas" a todo o partido que mexa naquele Parlamento.
3ª certeza: tanto o BE como o CDS-PP se irão revelar como vassalos de um PS que sozinho não conseguirá aprovar tudo o que lhe der na cabeça.
E por último, tenho a certeza que a CDU tem o seu dever cumprido, que os meus camaradas eleitos ontem por milhares de pessoas tudo farão para cumprir aquilo que é o papel da CDU.

Unknown disse...

Sérgio, desculpa o abuso, mas deixo aqui, como comentário, o post que coloquei antes de as urnas, que nome tão apropriado, fecharem.

"A luta continua!

Escrevo antes do encerramento das urnas para referir o óbvio: este é mais um acto eleitoral profundamente antidemocrático. Desde logo, pela disparidade dos meios ao dispor das forças políticas em confronto. Quer o ps quer o psd contam com o apoio interessado das grandes empresas e, sobretudo no caso do primeiro, com o aparelho de Estado, minado por boys dispostos a tudo para não perderem as mordomias de que usufruem.

Acresce que no caso da CDU, lhe foi vedada a possibilidade de difundir as suas propostas na comunicação social e os seus militantes continuam a ser perseguidos nos locais onde desenvolvem a sua actividade.

Por outro lado, a comunicação social dominante, ao serviço dos que a adquiriram, deturpa as propostas comunistas, tudo fazendo para criar da CDU a imagem do papão que urge evitar.

Apesar de tudo, confio que a luta travada por milhares de activistas contribuiu decisivamente, pelo menos, para impedir a erosão eleitoral em que apostam os coveiros do comunismo. E desta forma, reforçar a confiança dos homens e mulheres que lutam para tornar melhor a vida dos que sofrem a ofensiva neoliberal.

Independentemente dos resultados eleitorais, anima-me o saber antecipadamente qual será o núcleo essencial da mensagem de Jerónimo de Sousa: amanhã a luta continua! Porque não há farsa eleitoral que nos faça baixar os braços.

Viva a CDU!
Viva o Partido Comunista Português!

Unknown disse...

Invocar as sondagens nos termos em que o faz o M. Ferreira, é o mesmo que um assassino, após disparar à cabeça da vítima, perguntar eufórico: acertei ou não?

E já agora: os milhares de votos do mrpp, a quem foram roubados? Só no Cacém estive com 4 pessoas que votaram erradamente nessa coisa que aparece de 4 em 4 anos com objectivos bem delineados. Aliás, basta um exercício simples: compare-se os resultados das legislativas com os obtidos pelo garcia pereira nas presidenciais e a verdade surge iluminada.

Rui Silva disse...

Curioso post:

http://cachimbodemagritte.blogspot.com/2009/09/estupida-burguesia.html

Vasco Oliveira disse...

Pedro Namora, para melhor esclarecimento, pode dar exemplos concretos em que a comunicação social "vedou a possibilidade de a CDU difundir as suas propostas" e os locais de trabalho onde os "militantes continuam a ser perseguidos".

samuel disse...

Ó Vasco Oliveira.
Sei que não me perguntou nada e deixando de lado os locais de trabalho, já que o meu, ou é em casa ou no palco, onde realmente ninguém me "persegue", portanto toda a gente poderá falar disso melhor do que eu... se falarmos, então, em jornais, que tal TODOS os jornais principais que sairam no dia 25 de Setembro, o dia seguinte ao comício da CDU no Campo Pequeno, com 7.000 pessoas, jornais esses que não publicaram uma única palavra sobre o acontecimento, na primeira página... nem em qualquer outra? Que tal a VISÃO, que no seu número a seguir à Festa do Avante, não publicou uma unica letra sobre ela?

Serve como aperitivo?