sexta-feira, setembro 25, 2009

Uma frase

Do comício de ontem. dos distritos de Lisboa e Setúbal, que encheu de mais de 7000 pessoas o Campo (feito) Pequeno, trasncrevo uma frase de Jerónimo de Sousa:
"... as sondagens estão a puxar-nos para trás..."
Para isso elas servem... mas nós não vamos!
As fotos (quase) privativas seguem dentro de momentos.

5 comentários:

Rui Silva disse...

Sérgio,

Fiz-me militante do PCP com 17 anos, mais ou menos na altura da 1ª eleição do Guterres. O meu empenho levou-me a assumir, em poucos anos, responsabilidades maiores do que aquelas para as quais estava preparado.

Talvez esse tenha sido o motivo para um afastamento precoce, que me manteve distante observador e anónimo votante da CDU, até ontem.

Ontem estive no Campo Pequeno, com a família. A de sangue e a das ideias. Senti-me novamente em casa, desde logo porque verdadeiramente nunca deixei de ser aquilo que fui e sou.

Quando me meti a caminho de casa, perguntava-me que votação teremos no domingo. Recordei algumas conversas com alguns camaradas, antes e durante o comício. Pensei um pouco acerca dos argumentos que ouvi.

E no fim cheguei a duas conclusões: o resultado de domingo é extremamente importante (1) mas está muitíssimo longe de ser o fim da estrada (2).

Perguntava-me também porque razão somos tão mal compreendidos por muitos. A resposta que me ocorreu é simples: por sermos, verdadeiramente, um partido (o PCP, claro, que a CDU é coligação eleitoral) de novo tipo. De classe e não "interclassista", como se essa coisa do "somos todos iguais, mas uns são mais iguais que outros" fosse papo honesto e solução para os problemas de quem vive do seu salário e nada mais.

Cheguei a casa e liguei a TV, na SIC notícias. Pessoas comuns, com expressões de trabalho, gente humilde, insultava-se mutuamente na baixa portuense. Uns apoiantes do PS, outros do PSD. Fiquei triste por esta gente, a agredir-se por causa de gente que não lhes quer bem.

Foi um dia de emoções, este 24/09.

Justine disse...

Espero ansiosa as fotografias quse privativas, que irão desmentir as sondagens!

Antuã disse...

Como dizia Pierre Bourdieux as sondagens são a astrologia moderna. só acredita nela quem quer. E estes bruxos (astrólogos ou sondadores) publicam aquilo que o deus dinheiro determina.

Sérgio Ribeiro disse...

Caro RS, camarada, o teu comentário é... estimulante.
Tanto que me permite uma pequene observação. O PCP não é um "novo partido" como tu dizes. É um "OUTRO partido", é um "partido de (outra) CLASSE".
Para afastamentos precoces, regresos atempados!
Um grande abraço

Sérgio Ribeiro disse...

Justine - já vão, já vão...
Antuã - é verdade, inteiramente verdade... mas são usadas como armas e bem perigosas poruqe o voto também traduz "estados de espírito"...