segunda-feira, dezembro 07, 2009

Excertos de cartas de um certo Carlos, alemão, a um tal Frederico, "inglês", e a outros amigos (alguns nem por isso...) - 2

14 de Janeiro de 1858
… e encontro uns belos desenvolvimentos. Por exemplo, abanei a teoria do lucro. O que muito me ajudou na exposição foi ter, por mero acaso, relido a Lógica de Hegel. Se alguma vez tiver tempo livre para me dedicar a trabalhos desse género, gostaria de escrever umas sessenta a cem páginas para explicar aos não-iniciados o núcleo racional do método descoberto, mas mistificado, por Hegel…

Fevereiro de 1858
… Dir-se-ia que Lassalle estudou Heráclito para compreender a lógica hegeliana e que nunca pára de recomeçar a operação. No que respeita a erudição, há um fosso enorme. Sabe-se como é fácil reunir uma tal compilação quando se tem tempo e dinheiro e se pode, como Lassalle, levar para casa toda a biblioteca de Bona. No meio desta quinquilharia filosófica, atira-se ao assunto com a elegância de um homenzinho que, pela primeira vez na vida, está bem vestido. Como a maior parte dos filósofos são incapazes de atingir os píncaros da especulação heraclidiana, todo o hegeliano tem a vantagem incontestável de compreender o que esses filósofos não compreendem… Embora proclamando a quem o queira ouvir que Heráclito foi até hoje um livro fechado a sete chaves, Lassalle não acrescentou nada de essencialmente novo ao que já se encontra na História da Filosofia de Hegel. Não faz mais que diluir o que se podia conter em poucas páginas… Os velhos hegelianos e os filósofos ficaram decerto muito contentes por descobrir uma natureza tão antiga num jovem que passa por ser um grande revolucionário …

2 comentários:

Fernando Samuel disse...

Realmente, este Carlos e este Frederico sabiam umas coisas...

Um abraço.

samuel disse...

Ditosos amigos que tinham a felicidade de terem amigos assim... e de ainda se escreverem cartas.

Abraço.