sexta-feira, fevereiro 05, 2010

A "Economia Política" e a competitiv(a)idade

«A Economia Política parte do facto da propriedade privada; não o explica. Ela concebe o processo material da propriedade privada, como ocorre na realidade, por meio de fórmulas abstratas e gerais que, então, servem como leis. Ela não compreende essas leis; isto é, ela não mostra como elas surgem da natureza da propriedade privada.

A Economia Política não dá nenhuma explicação da base para a distinção entre trabalho e capital, entre capital e terra. Quando, por exemplo, a relação entre salários e lucros é definida, isso é explicado em função dos interesses dos capitalistas; por outras palavras, o que devia ser explicado é admitido.

Analogamente, a competição é referida a todos os pontos e explicada em função das condições externas. A Economia Política nada nos diz a respeito da medida em que essas condições externas, e aparentemente acidentais, são simplesmente a expressão de uma evolução necessária. Vimos como a própria troca se afigura um facto acidental. As únicas forças propulsoras reconhecidas pela Economia Política são a avareza e a guerra entre os gananciosos, a competição.»


(K.Marx, Manuscritos Económico-Filosóficos, 1844)

2 comentários:

CS disse...

Obrigado. Nunca é demais relembrar.

GR disse...

Marx escreveu, “O trabalhador torna-se tanto mais pobre quanto mais riqueza produz”, a propriedade privada sendo também a força de trabalho exercida pelos trabalhadores cada vez mais explorados de uma forma extremamente perversa e egoísta, demonstra que o capitalismo tem novas formas de exploração, apropriando-se dos trabalhadores e da sociedade em geral, trabalhando-se sem direitos, com salários baixíssimos, exigindo por vezes que trabalhem sem o receber. O capitalismo apurou formas de enriquecimento rápido, conseguindo que muitos trabalhadores deixassem de ser reivindicativos e críticos, anestesiando-os psicologicamente. Tão difícil é despertá-los!
Sérgio,
Luta é cada vez mais necessária e tu estás sempre presente para nos ajudar!
Bjs,
GR