quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Nesta demo cracia

A estagnação económica, o sentimento de ausência de alternativas – forjado no monopólio ideológico da alternância PS-PSD-PP –, o cheiro nauseabundo da podridão dourada, inculcam a aparência da fatalidade, da impotência.
E, no entanto, no entanto o mundo mexe, no entanto tudo fervilha sob essa camada de informação-de(sin)formação.
Por ali e além, por aqui!, a luta continua. Ainda que amordaçada, mesmo silenciada pela ensurdecedora "liberdade de expressão" e pela vozearia dos seus próceres, continua . Contínua.
.
A essência é outra. É a da luta de classes! Aliás, como teria dito Marx, se a essência fosse igual à aparência não havia ciência (entre outras, a económica).

10 comentários:

Fel de cão disse...

É um tema interessante esse da alternância PS-PSD-PP. Mas,na minha opinião, isso não acontece por existir esse "monopólio ideológico" de que fala...As razões,quanto a mim,são mais profundas e tem a ver com coisas como medos ancestrais,(O papão comunista),caciquismo,desinformação,desinteresse,falta de cidadania,desinformação...Temos ai políticos com linguagem que o povo não entende...Grita-se pela Pátria e pela República...e pensa-se que se faz um figurão...Ai tem um tema com interesse para reflectir....Porque é que Portugal vota sempre na mesma gente há 35 anos?

samuel disse...

A aparência ilude, a ciência menos... a essência quase nunca.

Abraço.

Pata Negra disse...

O espaço está a alastrar, o demo está a erguer-se! Esperam-nos tempos difíceis mas, por exigirem luta, também motivadores! Cá estamos, para o que der e vier, de pé, na rua, na nave, na repartição. Não nos comerão vivos e, se mortos, a nossa carne envenar-lhes-á o churrasco!
Um abraço contínuo (não alterno)

Graciete Rietsch disse...

O medo ao papão comunista aliado "à liberdade de informação" de que também resulta a falta de esclarecimento, são grandes responsáveis por que o povo vote sempre contra si próprio.
Um beijo.

GR disse...

Vamos ter que retomar as Sessões de Esclarecimento para todos, sobretudo para os outros que nos temem, apesar de quando estão muito aflitos, reconhecerem que só nós os defendemos e acorrem ao nosso encontro.
Sou incapaz de compreender esta irracionalidade antagónica.
Todos nós (aqui) contamos contigo,para nos esclareceres.

Bjs,

GR

Antuã disse...

Lutaremos unidos como os dedos da mão.

Joseph disse...

As drogas: cocaína.heroína, maconha, bola e TV, contribuem muito para o embrutecimento do povo e este habitua-se às receitas» do capitalismo predador e acaba a votar com os «pés» de quatro em quatro anos da mesma maneira, ou seja; no partido do patrão.

Joseph

Anónimo disse...

Não compete à burguesia esclarecer os trabalhadores sobre a sua situação de espoliados do capital. Isso seria cuspir para o ar e o cuspo caír-lhe em cima do rosto. NO séc.XIX Marx apontou a religião como o ópio do povo, no sec.XX compete aos marxistas deste tempo desmascarar os novos narcóticos que imbecilizam e estupidificam os assalariados. Só que não é isso que se verifica. O fenómeno do futebol prova-o à saciedade.

Anónimo disse...

Adenda: no comentário anterior, onde se lê "séc.XX", deve ler-se "séc.XXI".

Anónimo disse...

vivemos tempos de aparencias e fachadas.
a ciência fica encostada num canto esquecida e pobre.
ensinar o que é, ter valor.ensinar a palavra valor.ensinar tão somente a apreender. esquecer a capa, e expor a alma(se é que ainda existe).
abraço do vale