domingo, março 21, 2010

Ciclo de debates sobre o PCP e Alex

Ciclo de cinco debates sobre o Alex e o Partido e a importancia dos dois na vida nacional, nas lutas operárias e no Concelho de Loures.
O ciclo de debates acabará com um comicío, a 4 de Julho, na localidade onde, exactamente há 65 anos, Alex foi assassinado pela PIDE.
No primeiro debate será apresentada uma brochura com informação e documentos sobre Alex.

Todos os debates serão acompanhados por uma exposição relativa a Alex.

  • 27/3: Loures, Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, 16h.
    Convidado: Domingos Abrantes
    Tema: Contexto Histórico
  • 24/4: S.Julião do Tojal, Bombeiros do Zambujal, 16h
    Convidado: Albano Nunes
    Tema: Organização do Partido
  • 8/5: Santa Iria de Azoia, Casa da Cultura, 16h
    Convidado: José Ernesto Cartaxo
    Tema: Lutas Operárias
  • 29/5: Sacavém, Sport Grupo Sacavenense - Sede
    Convidados: Conceição Matos e José Casanova
    Tema: Forças Repressivas e Resistência
  • 19/6: S. Antão do Tojal, Grupo União Lebrense, 16h
    Convidado: Gustavo Carneiro
    Tema: Imprensa
  • 4/7: Bucelas, Bemposta, G.M. e R. da Bemposta, 15,30h
    Comicío com Jerónimo de Sousa, seguido de romagem ao Memorial ao Alex, na Estrada da Bemposta

8 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Como eu gostava de poder assistir a algumas dessas sessões!!!! As figuras de Alex e José Dias Coelho vivem na minha memória como mártires do fascismo e também Catarina Eufémia e, já depois de Abril, Casquinha e Caravela e os dois operários mortos num 1º de Maio no Porto. Muitos mais heróis nós temos, mas de momento lembrei-me destes.
A minha comovida homenagem a todos os que morreram e aos que continuam a luta.
Um beijo camarada que também és dos que não desistem.

A. Parreira disse...

Caro Sérgio
Recentemente tive a oportunidade de ler no "odiario.info" um documento sobre a luta que os trabalhadores europeus devem fazer contra os vários PECs anunciados por vários governos europeus,este documento foi assinado por 24 Partidos Comunistas que fazem parte da União Europeia, para meu espanto o nosso PCP não assinou esse documento.Caso não seja um incomodo para si,gostaria que me desse, uma explicação sobre esse facto.
A.Parreira

Graciete Rietsch disse...

Em relação ao comentário anterior eu queria dizer que também notei essa falta. Porquê, amigo?
Um beijo.

Sérgio Ribeiro disse...

Camaradas ou camarada e amigo,
sobre a vossa questão relativa ao documento assinado por PCs dos países da U.E. e não pelo PCP, não vos posso responder.
Apesar de ser do CC, não sei mais sobre o documento e sua publicação. Pessoalmente, como militante, procurarei junto do meu organismo, e para minha informação, saber mais, como todos os camaradas têm todo o direito de fazer.
Quanto à informação pública, ela será dada se for entendido pelo colectivo, que será necessária e/ou útil.
Saudações amigas.

Antuã disse...

Sobre o Alex a comunicação social do capital vai dizer nada.

Sérgio Ribeiro disse...

... há virgulas que não podem faltar!

"... se for entendido, pelo colectivo, que ..."

A. Parreira disse...

Sendo assim aguardo para mais tarde a sua explicação.
No entanto o que mais me surpreende é que nem o próprio "Avante!" públicou o "Documento Conjunto"
Um abraço
A.Parreira

Sérgio Ribeiro disse...

A. Parreira e Graciete - Sobre esse chamado "documento conjunto" fiz o que, na minha maneira de ser militante, entendo dever ser feito: informei-me onde o devo fazer.
1. O "documento conjunto" não é conjunto porque o PCP não o assinou.
2. O PCP não o assinou por razões de método e de tempo, uma vez que a forma como lhe foi proposto o texto e o prazo para o assinar não lhe possibilitaram que o fizesse.

As melhores saudações