segunda-feira, março 29, 2010

Vindo de pausa para congresso - notas e reflexão 2ª

Na ressaca do Congresso de Ourém, do que foi e do que se passou (dentro de mim) à sua conta, irei deixando breves notas e reflexões, repartidas por este e outro blog, para nesse outro blog (Por Ourém) atirando o que mais estritamente respeita a... aqui, ao local.

O 2º painel era sobre Ourém social. Depois de uma exposição pelo coordenador, de enquadramento, rica, cheia de pistas de reflexão, três informações bem fundamentadas e trabalhadas, de que destaco, na exposição sobre educação, o rigor e nem sempre bem recebida (não ali... mas na sua quotidiana coerência) intransigente seriedade, as informações sobre demografia, muito trabalhadas, e uma exposição sobre a situação social que me criou sérios engulhos e dificuldades por uma introdução sobre a "questão do Estado" que, tal como colocada, se revelando conhecimento e capacidade expositiva assinaláveis, levaria a concluir ser aquela concepção a única, a exclusiva, e não o é!

Não posso deixar de reagir - e não seria ali o lugar oportuno - ao resultado de uma imposição ideológica que faz com que oradores bem formados e informados transmitam, porque assim receberam, na escola e no ambiente de (in)forma(ta)ção em que vivem, a ideia de isto (no caso, o Estado e as suas origens e funções) é assim e pronto.

Não, meus caros/as!

Aceitaria, e outro remédio não teria..., que fosse vossa, por vós assumida e defndida, a concepção de que o Estado é neutro e que apenas deveria ter funções mínimas e supletivas nalgumas áreas da vida em sociedade, mas não aceito sem reagir a que, não por vossa culpa, vos tenha sido inculcada e sejam transmissores dessa concepção como a que é e que outras não há. Aliás, a própria Constituição que a todos nos obriga, não nos obriga dentro dessa concepção.

Sobre Estado, diria eu - e por mim falo - que há quem pense que a sua organização e a forma como se estrutura e tem funções, enquanto nação politicamente organizada, reflecte o estado/estádio das relações sociais, da luta de classes.


Sem comentários: