terça-feira, março 08, 2011

8 de Março e leituras

A propósito do Dia da Mulher e de livros, aqui fica este apontamento:
.
Hoje, repetindo gestos de todos os 8 de Março - e este foi de 2005 - fui à estante e, entre algumas edições da editora que Prelo se chamou, retirei um livro da colecção “documentos”, O problema feminino e a questão social, e reproduzo, como então fiz, um texto de Lenine seleccionado para essa colectânea publicada em 1973, há 38! anos, um ano antes do 25 de Abril!

“(…) A nós, não nos basta a democracia, nem sequer a democracia para os oprimidos pelo capitalismo, incluindo o sexo oprimido.
A tarefa principal do movimento operário feminino consiste na luta pela igualdade económica e social da mulher, e não só pela igualdade formal. A tarefa principal consiste em incorporar a mulher no trabalho social produtivo, arrancá-la à escravidão do lar, libertá-la da submissão – embrutecedora e humilhante - ao eterno e excepcional ambiente da cozinha e dos quartos das crianças. Esta é uma luta prolongada, que requer uma radical transformação da técnica social e dos costumes. Mas esta luta terminará com a plena vitória do comunismo.”

(sobre o dia internacional da operária, 1920)

Nada se perdeu. Apenas se tem de adiar, por vezes, umas migalhas de anos ou de décadas na imensidade do tempo da História.

2 comentários:

Justine disse...

Alguns passos se deram, mas tanto caminho ainda para caminhar...

Graciete Rietsch disse...

As mulheres têm sabido impor a sua força na conquista da igualdade de género. Mas só com o socialismo essa igualdade se imporá.Por isso eu às vezes digo, homem e mulher a mesma luta. Mas, de facto a mulher tem sido mesmo amordaçada.

Um beijo.