sexta-feira, outubro 14, 2011

Chipre-9

Nestes dias, tenho "postado" a partir de Chipre.
Conhecendo melhor - como é possível... - a terra e as gentes, mas nunca perdendo o contacto com a nossa terra e as nossas gentes. Num momento (histórico) particularmente difícil, em em que a luta apela a todos e em todo o lado.
Servi-me de excertos de uma espécie de diário para manter o contacto com quem aqui me visita, e tanta força me dá. Procurando ser útil porque informativo e (permitam-me...) mobilizador.
Vou terminar a série (de Chipre, não sobre Chipre) como talvez devesse ter começado. Com o aproveitamento de quadro já aqui editado, retirado do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, em que se localizam Chipre e Portugal num Indicador de Desenvolvimento Humano (IDH), quer no indicador geral - em que o indicador de crescimento económico é "temperado" com indicadores de "estádios" de educação e de saúde -, quer num outro indicador, dele derivado, em que se procura "desmonetarizar" quanto possível a situação dos países.
No indicador geral IDH, Chipre é o 35º e Portugal o 40º (entre quase 200 Estados) e, no indicador "desmonetarizado", Chipre melhora dois lugares (é o 33º) e Portugal piora cinco lugares (é o 45º).

Na escalada infernal em que nos encontramos, são dois países-alvo. Assim os povos - as massas - sejam capazes de responder à ofensiva, que é a mesma, e diferente segundo os países.

2 comentários:

anamar disse...

Nem em férias desligas Sérgio...
Desfruta e uma multidão te espera à "quinta-feira" no Monte.

Abracinho

GR disse...

Uma visita um tanto conturbada, entre o olhar de belas paisagens, museus, diferentes hábitos e o grave momento político que por aí também se passa.
Contado na 1ª pessoa, vamos saber exactamente o que está acontecer, pois sei que nos continuarás a esclarecer.

Gd BJ,

GR