sábado, outubro 29, 2011

Ida à Moita - à Biblioteca Bento de Jesus Caraça







Política : «Portugal a Produzir» |
Com outra política,
o aumento da produção e a criação de riqueza,
o País conseguirá ultrapassar os problemas
de forma duradoura e sustentada
em 2011/10/29 12:20:00
“Portugal não é um pais pobre, antes empobrecido pelas opções de classe de sucessivos governos". Esta justa e sustentada afirmação foi confirmada pelo PCP ao longo da campanha «Portugal a Produzir» que se destinou a afirmar o valor estratégico da produção nacional e do aproveitamento das potencialidades do país, para a criação de emprego, o combate à dependência externa e a afirmação de uma via soberana de desenvolvimento”, lê-se no livro «Portugal a Produzir», apresentado por Sérgio Ribeiro, membro do Comité Central do PCP e doutor em Economia, ontem, dia 28 de Outubro, na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita.

Este livro resultou de vários debates e audições aos agentes económicos de vários pontos do país, inclusive no nosso Concelho no dia 14 de Março deste ano.

No quadro da grave situação económica e social que Portugal se encontra, o PCP considera que o País não conseguirá ultrapassar os problemas de forma duradoura e sustentada, sem uma política de combate e, prioritariamente, com o aumento da produção e da criação de riqueza.

Este livro não é um documento isolado, insere-se no trabalho colectivo do PCP, tem como antecedentes: em 1976, o partido fez a conferência “A Saída da Crise”; em 1980, outra conferência dizendo “Não ao Mercado Comum”; em 1986-87, houve uma campanha e a saída de livros com o “Não à Moeda Única”; em 2007, foi a Conferência Económica, onde o partido disse “nós vamos ter problemas muito sérios a curto prazo"; agora, em 2011, aparece a campanha “Portugal a Produzir”(*) que mostra que "a crise não é uma fatalidade e há saída para a crise”, fez notar Sérgio Ribeiro. “O que está a acontecer pode ser travado com outra política, com outras opções na economia e na sociedade, o que passa por esta campanha «Portugal a Produzir»”, vincou o orador.

“Portugal a Produzir” é assim a definição de um rumo inverso ao da política de direita que, correspondendo às legítimas aspirações dos trabalhadores e do Povo português a uma vida melhor, se afirma como uma grande proposta do PCP para o presente e o futuro de Portugal”, realça este livro.

No final da apresentação do livro houve um animado debate com os presentes sobre a actualidade política e social que se vive no país.

J. BA
(no jornal "O Rio")
___________________________
* -foi lançada na Festa do ávante! de 2010

4 comentários:

Justine disse...

É verdade! Foi uma excelente sessão!

Graciete Rietsch disse...

Gostava de ter lá estado!!!!!

Um beijo.

samuel disse...

Sessões que, se a resistência o permitir, devem chegar a todo o lado. É preciso que cheguem a todo o lado!

Abraço.

GR disse...

Depois de uns dias com o PC avariado, vejo que não tens parado.
Também gostaria de ter assistido.
Neste momento todos os livros de Economia de Sérgio Ribeiro, estão a ter muitos pedidos, o interesse é muito grande, nas mais díspares faixas etárias. Será que a população está mesmo abrir os olhos?
Parabéns!

BJS,

GR