quarta-feira, abril 04, 2012

O emprego e o desemprego - sempre!

A informação estatística vinda do Eurostat, depois de a este chegar ida do INE, torna oportuno retomar o Boletim (da primavera) do Banco de Portugal, já aqui aproveitado.





As evoluções - em gráficos - do emprego e do desemprego são por demais elucidativas e preocupantes. Sobretudo quando a "formação bruta de capital fixo" (investimento) é projectado cair 12,0% em 2012 a cumular com os -11,4% de 2011:


4 comentários:

Ricardo disse...

Não deixando de fazer as devidas ressalvas às leituras políticas implicitas a estes indicadores, a evolução estimada da chamada taxa natural de desemprego será reveladora da destruição de capacidades produtivas (tanto em matérias primas e/ou mercadorias de consumo intermédio, ferramentas e força de trabalho).

Esta taxa natural de desemprego corresponderá a um nível considerado «natural» para o desemrpego, tendo em conta o que será o PIB potencial, ou seja, a produção implícita à total utilização das capacidades produtivas (o que por si só representa um paradoxo, pois se as capacidades produtivas instaladas são utilizadas na sua plenitude, então significará que existe quem terá capacidades produtivas e quem não as tenha...). Na realidade, é impossível calcular o tal PIB potencial. O que existe, associado à dita taxa natural de desemprego, é a tendência de longo prazo de crescimento do PIB (tendência de longo prazo da variação do PIB seria mais rigoroso).

Mas voltando à leitura política, que na minha opinião será mais importante, o crescimento do desemprego, a destruição de postos de trabalho, a destruição da capacidade de, colectivamente, produzirmos os valores que irão satisfazer as nossas necessidades demonstram a urgência dam obilização em torno de uma verdadeira política alternativa, patriótica e de esquerda, a respectiva alternativa política concretizada por um governo patriótico e de esquerda.

Ricardo O. disse...

Este Ricardo sou eu...

Anónimo disse...

Sérgio, tens um gráfico mais elucidativo (numa ferramenta útil que vale a pena utilizar para elaborar e reproduzir gráficos) aqui:

http://www.google.com/publicdata/explore?ds=z8o7pt6rd5uqa6_#!ctype=l&strail=false&bcs=d&nselm=h&met_y=unemployment_rate&fdim_y=seasonality:sa&scale_y=lin&ind_y=false&rdim=country_group&idim=country:pt&ifdim=country_group&hl=pt_PT&dl=pt_PT

HM

Sérgio Ribeiro disse...

Ricardo O. - Obrigado. Vou aproveitar os teus comentários (mesmo que não os publique...)

HM - Obrigado pela indicação. Que já conhecia. O que me parece mais significativo é aproveitar os nossos (salvo sejam...) indicadores.

Abraços