quinta-feira, agosto 23, 2012

Brevíssima - sobre a derrapagem orçamental - 2

15,5% a menos de receita do IRC quer dizer que os lucros das empresas baixaram...
... mas não diz que foram as micro, pequenas e médias empresas que tiveram, de muito longe, os grandes rombos nos seus resultados de exercício... e muitas delas até acabaram com os seus exercícios! 

3 comentários:

Ricardo O. disse...

Com a redução homóloga de 1,1% da receita do IVA, quase de certeza, iremos assitir à conversa demagógica e simplista de muitos comentaristas e economistas (de mau exemplo) sobre uma hipotéctica menor quebra da actividade económica, ou que o aumento das taxas não resultou numa contracção do consumo, etc.

Leituras oportunistas e inconsistentes, desonestas! É que há um ano atrás a taxa do IVA da electricidade e do gás natural, da restauração, de muitos alimentos, etc. eram inferiores às actuais.

Peguemos num exemplo: Se a taxa do IVA da electricidade era 6% e agora é 23%, a receita de IVA de uma factura de 100 euros passou de 6 euros para 23 euros, ou seja, uma aumento de 283%.

Outro exemplo: Se na restauração o IVA era 6% e agora é 13%, a receita do IVA deveria ter aumentado 116%, no caso da actividade económica se ter mantido e os preços inalterados (o mesmo é válido para o exemplo anteriror).

Deixando de parte esta análise um pouco estática, sem ter em conta a previsão de alteração da actiivdade económica e dos preços, o Governo no Orçamento Rectificativo orçamentou um acréscimo de receita do IVA superior a 5%, logo a reudção de 1,1% não pode deixar de obrigar à constatação dos forte impactos na vida das pessoas resultantes das opções políticas seguidas em Portugal, na UE e nos EUA (para ficar só por estes e para não dizerem que de forma oportunista não reconhecemos os impactos da crise externa...): o agravamento das condições de vida, do custo de vida, do desemprego, dos cortes nos salários e nas pensões, etc.

Graciete Rietsch disse...

Era de prever. E vai continuar pois os cortes nas receitas dos trabalhadores vão aumentar, assim como os impostos, e isso vai contribuir para maior recessão da economia.Penso eu!

Um beijo

samuel disse...

Não diz... mas há quem diga!

Abraço.