quarta-feira, agosto 22, 2012

Desemprego - conceitos e números - 2

A taxa de desemprego de 15%, no 2º trimestre de 2012 é um dado (mas não oferecido...) do maior significado. Quer dizer que 15 seres humanos em cada 100 que compoem a população activa estão desempregados, quase 1 em cada 7. Mas é necessário saber o que é, neste "dado", ser desempregado, e o que é ser população activa, para que o significado tenha todo... o significado e não seja um número, Tenha pessoas dentro.
Sendo o número de desempregados o numerador da fracção-taxa de desemprego e a população activa o seu denominador, há que ter em primeira atenção que esta é a soma dos desempregados (que são o numerador) mais os empregados. Ora, se se definir com o possível rigor quer um que outro conceito usados, pode a taxa de desemprego alterar-se se, para um mesmo conceito (e número) de desempregados, se alterar o conceito de empregados, e a sua comparabilidade, no espaço e no tempo, diminuir de rigor, logo de significado. Um exemplo: a partir de que idade é que um ser humano integra a população activa? Já foi a partir de 10 anos, agora é a partir dos 15 anos.
Estas considerações não retiram importância à necessidade de se dar a maior atenção à evolução da taxa de desemprego. Pelo contrário. Há, sim, que a tratar com o cuidado de se saber de que se fala quando se está a falar.
Em 17 de Agosto de 2011, publicava-se, aqui, neste "blog", um "post" em que a taxa de de desemprego era de 12,1%. Neste intervalo de um ano, o desemprego, no pressuposto de não ter havido qualquer alteração nos conceitos, subiu quase 3 pontos percentuais, ou seja, a taxa de desemprego saltou 25 %, mais um em cada 4 dos componentes da população activa engrossou o número de desempregados no espaço de um ano.
Há muitos anos acompanhamos esta evolução do desemprego e dos números que os pretendem representar. Sem nos atermos aos números mas ao que são como tradução de conceitos, e procurando dimensionar essa evolução como facto social., ao mesmo tempo que procurando detectar  a sua manipulação ao serviço da "economia" e da "política". E o acaso (se é que o há...) veio trazer-nos à memória um trabalho para O Diário já com um quarto de século, de que guardamos as ilustrações tão significativas (como os números o são) do Luís Afonso. Não resistimos a partilhá-las, de O Mistério da D. População Activa. 

  continuamos
                                .

2 comentários:

cid simoes disse...

Com todo este saber e esforço bloqueado construíamos um país maravilhoso.

Ricardo O. disse...

continua...