sexta-feira, agosto 17, 2012

Ouçamos falar de economia a comentar o que não o foi

Terá valido a pena gravar... porque valerá a pena ouvir com calma e confirmar como a economia é uma coisa simultaneamente (dialecticamente...) muito complicada e muito fácil.
O que importará sublinhar é mesmo a brutalidade da queda do consumo e do investimento. Quanto às "reformas estruturais", entendamo-nos: ou não são possíveis, ou serão lá para não se sabe quando e se, ou não passam de utopias. Isto dentro deste sistema (estrutural) cada vez vez mais interdependente planetariamente, do capitalismo chame-se-lhe de mercado, ocidental ou outra alcunha que se lhe dê.
O resto (o blá-blá politiqueiro) é paisagem... e o vale não é nada verde!





           
 
 
 
abelha(s) na chuva

4 comentários:

Ricardo O. disse...

«Reorientação estrutural da nossa economia...»

Ui!...

Esta é uma nova maneira, mais moderna, com certeza, de abordar a questão do empobrecimento das massas como forma de garantir a acumulação dos mais poderosos (mesmo que a ritmos mais lentos, que chatice!).

Ricardo O. disse...

Um dia havemos de conversar de forma mais aprofundada sobre a história da liberalização dos mercados energéticos e a resposta dos grupos monopolistas, sobre o problema das chamadas barreiras à entrada e a resposta desses mesmos grupos. E havemos de o fazer usando a abusando da própria teoria económica dominante, a capitalista, para não sermos acusados de loucos gauleses...
Foi simpática a denúncia do Nicolau Santos sobre a subida do preço da energia, mas fiquemos por aqui... Ainda estou a digerir!

Sérgio Ribeiro disse...

Digere, digere... e bem, que tens muito alimento. Algum dele de tua própria lavra, como recordo.

Um abraço

Encontrar Patrocínios e Apoios disse...

Ferramenta simples e gratuita de recolha de patrocínios, donativos e promoção de eventos e festas:

http://www.apoiantes.pt