segunda-feira, agosto 19, 2013

A armadilha da dívida externa

No domingo, que foi ontem, além do “impublicados”, peguei, ou melhor, tropecei, entre papéis velhos, amarelecidos, num comuniqué de presse da OCDE, de 27 de novembro de 1987!
&-----&-----&
Isto de andar às voltas com os papéis velhos – não são só os trapos e os trastes que velhos são – tem que se lhe diga.
&-----&-----&
Sobretudo, neste caso, achei curioso o título do comunicado (de 27 de Novembro de 1987): O endividamento da Europa de Leste!
&-----&-----&
Pareceu-me, na verdade, curioso (e significativo) que a OCDE andasse “preocupada” com o endividamento dos países socialistas europeus naquela década, depois do que fora o arranque da “recuperação capitalista” (ou tentativa de) por via do monetarismo e neo-liberalismo.
&-----&-----&


&-----&-----&
No texto pode ler-se que “a baixa do dólar, observada depois de 1985, acentuou o crescimento tendencial da dívida. Enquanto até 1985 se tinha verificado uma forte progressão da oferta de dívida nominal tendo em conta as variações das taxas de câmbio e um fraco aumento liquido do endividamento na maior parte dos países, em 1986 praticamente todos os países viram crescer o seu endividamento (…)”.
&-----&-----&
“O endividamento da Europa de Leste deverá, naturalmente, continuar a aumentar em 1987, em proporções equivalentes às verificadas em 1986”.
&-----&-----&
Dívida bruta dos 7 países, em milhões de US$
 &-----&-----&
% de acréscimo da dívida
em relação ao ano anterior

&-----&-----&

4 comentários:

Olinda disse...

A guerra econômica ê adversa aos interesses dos povos...

Um beijo

pvnam disse...

UMA ESTRATÉGIA DE SOBREVIVÊNCIA PARA PORTUGAL (nota: e outros…)
.
Uma NAÇÃO é uma comunidade duma mesma matriz racial onde existe partilha laços de sangue, com um património etno-cultural comum.
Uma PÁTRIA é a realização de uma Nação num espaço.
.
Não-nativos já naturalizados estão com uma demografia imparável… leia-se: os 'parvinhos-à-Sérvia' - vide Kosovo - que fiquem na sua…
Resumindo: antes que seja tarde demais, há que mobilizar aqueles nativos europeus que possuem disponibilidade emocional para abraçar um projecto de Luta pela Sobrevivência... e... SEPARATISMO-50-50!
{uma obs: se os autóctones europeus não estiverem dotados duma Coligação Defensiva (do tipo NATO)… os nazis made-in-USA aplicarão aos autóctones europeus o mesmo 'tratamento' que foi aplicado aos autóctones norte-americanos}
.
.
P.S.
Nazismo não é o ser 'alto e louro'... mas sim a busca de pretextos com o objectivo de negar o Direito à Sobrevivência de outros!...
Os 'globalization-lovers' nazis que andam por aí… buscam pretextos... para negar o Direito à sobrevivência das Identidades Autóctones.
Pelo contrário, os separatistas-50-50 não têm um discurso de negação de Direito à sobrevivência... os separatistas-50-50 apenas reivindicam o Direito à Sobrevivência da sua Identidade… leia-se: os 'globalization-lovers' que fiquem na sua... desde que respeitem os Direitos dos outros... e vice-versa.
.
P.S.2.
Manifestações não-violentas (à Gandhi) por toda a Europa:
- «Pelo DIREITO À INDEPENDÊNCIA/SOBREVIVÊNCIA contra o NAZISMO-DEMOCRÁTICO».
Nota: Existem mais de 1200 milhões de chineses, existem mais de 1200 milhões de indianos, etc, etc, etc… e… existem Nazis-Democráticos!... Os Nazis-Democráticos insistem em acossar/perseguir qualquer meia-dezena de milhões de autóctones que defenda a sobrevivência da sua Nação/Pátria… leia-se: os Nazis-Democráticos pretendem determinar/negar democraticamente o DIREITO À SOBREVIVÊNCIA de outros…
.
P.S.3.
A CONVERSA DO COSTUME dos nazis made-in-USA
Os 'globalization-lovers'/(anti-sobrevivência de Identidades Autóctones) são uns nazis do piorio:
- veja-se o que os 'globalization-lovers' fizeram aos nativos norte-americanos: houve Identidades Autóctones que sofreram um Holocausto Massivo;
- veja-se o que os 'globalization-lovers' estão a fazer no Brasil aos nativos da Amazónia;
- etc.
Obs: devemos estar preparados para A CONVERSA DO COSTUME dos nazis made-in-USA [nota: estes nazis provocaram holocaustos massivos em Identidades Autóctones]: a sobrevivência de Identidades Autóctones provoca danos à economia…

Graciete Rietsch disse...

As armadilhas foram muitas.

Um beijo.

GR disse...

Nesses velhos papéis, verificamos problemas tão actuais, tão preocupantes.

BJS,
GR