terça-feira, abril 15, 2014

O salário mínimo desde há anos "na berra" (ou no berro!)

A subida do salário mínimo nacional, que deveria ser um imperativo de justiça social mínima, está a tornar-se num folhetim (e numa diversão...). Há estudos que bastem (e merecem destaque os de Eugénio Rosa) para provar como a evolução do salário mínimo de 3.300$ em Maio de 1974 está mais que ultrapassado.
Aqui se deixam (para eventual arquivo...) dois pequenos contributos a partir de trabalho sobre dados do Eurostat, escolhidos dois países de nível elevado (e sempre crescente) - o Luxemburgo, que é o Estado-membro da U.E. (e da eurozona) de mais alto salário mínimo, e a Holanda, devendo acrescentar-se que a Alemanha passou a praticar o salário horário de 8 €uros - e 4 países da periferia sul, desde 2002 sem qualquer sinal de convergência (bem pelo contrário, de divergência), sendo Portugal... o mais rasteiro e rastejante! 














Ainda para eventual registo e arquivo, "posta-se" um artigo saído no Pública, com a nota interessante (?!) que está no título; triplicou, nos últimos 6 anos, o número de trabalhadores a receber pelo salário mínimo, 





Sem comentários: