quinta-feira, abril 24, 2014

dias de agora, nestes dias antes de 25... - 24

Estes dias de agora...
Ligando-se uns aos outros e aos de 40 anos atrás.

Ainda de ontem...

(...)

De manhã, foi a correria para chegar antes das 10 à Barquinha, para a sessão comemorativa dos 40 anos na  escola secundária, em que os animadores foram o coronel Matos Gomes, o presidente da Câmara (PS), a directora do agrupamento e eu, com uma outra professora a modera (ou a fazer de “compère”).

&-----&-----&

Uma primeira impressão que não foi agradável, num edifício novo, que inaugurava um posto emissor de rádio muito (demasiado) barulhento, alunos a jogarem às cartas, uma sensação de caos, que se foi aos poucos corrigindo, a começar pela visão de paredes com exposição de materiais alusivos.

&-----&-----&

Um auditório repleto de alunos, mas também com manchas de assistentes “civis”, de cabelos brancos, entre eles o João Filipe de Seiça, este sem cabelos mas velho e grande amigo.

&-----&-----&

Depois de uma abertura com um coral de alunos a cantar Zeca Afonso – e bem, com uma professora motivada e boa “regente” – a primeira intervenção foi minha, que correu bem, como bem correu toda a sessão, sem qualquer pequena falha ou "incidentes" da parte do “público”.

&-----&-----&

De princípio em fim, mais de duas horas (com um intervalo de 10 minutos) a contar-se o 25 de Abril, c em vários e  complementares registos de memória a que eu procurei trazer a dimensão de presente e futuro, de luta que continua.

&-----&-----&

Os “miúdos” portaram-se impecavelmente, sempre muito atentos e interessados sem os habituais “grupinhos” de dois ou três “reguilas” ou desatentos que, por vezes perturbam... ou tentam.

&-----&-----&

Muito positiva a sessão, num excelente ambiente, a que se seguiu um almoço simpático, com o “pessoal maior”, em que me calhou a conversa mais directa com uma professora que é membro da Assembleia Municipal de Torres Novas pelo Bloco.

&-----&-----&

Foi a oportunidade de se esclarecerem algumas cois(inh)as sobre o “fait divers” dos militares na AR, da Associação 25Aª e o Largo do Carmo, além de conversa descontraída, em particular com o Carlos Cavalheiro do Fatias de Cá, que é professor na escola, sobre teatro e as suas realizações, claro.

&-----&-----&

Pouca tarde sobrou e tive reunião da concelhia de Ourém à noite.

(...)

 24.04.2014

Mais uma véspera, acordada a lembrar outra véspera de há 40 anos, em que esperava a ida ao facínora Tinoco, para o começo de “coisas sérias”...

&-----&-----&

40 anos depois, levanto-me para ir à Escola de Ourém, de manhã, e, depois do rápido almoço – se houver tempo...a habitual ida (12ª ou 13ª consecutiva) ao Colégio do Sagrado Coração de Maria, em Fátima, “contar o 25 de Abril aos meninos”, onde tenho de estar antes das 2 da tarde.

&-----&-----&


Depois se verá…

2 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Importante trabalho o teu, querido amigo.
E 25 se ABRIL, SEMPRE!

Um beijo.

Antuã disse...

Tens tempo para dormir?!...