domingo, maio 25, 2014

A União (?) Europeia e as eleições para o Parlamento Europeu - 7


  •   








  • Uma decisão partilhada por milhões
  • Assim se chegou a domingo. A 25 de Maio. Ao dia em que os cidadãos têm um dever a cumprir por haver um direito conquistado. Por uns. Para si e para os outros, do seu tempo e do futuro. O direito de escolher quem nos/os represente durante um mandato. Alguns não cumprirão o seu dever, correspondente ao direito conquistado, e sempre em risco. Ou por assumida ignorância/indiferença política, ou por hesitação não resolvida (nalguns quase angústia), auto-argumentada em insuficiente informação. Mas a informação não terá que ser, também, uma obrigação cidadã?, não terá de ser, sobretudo, informar-se?, e não será, sempre, insuficiente?! E a abstenção, que nestas eleições grande será, é o voto no que está, porque tem a consequência, não desejada por grande maioria dos abstencionistas, de reforçar o que querem combater. 
  • A decisão (de cada um!), seja ela qual for, será, neste caso, partilhada por milhões, de 28 países. Embora não se pretenda entrar, aqui, em sondagens e essas coisas, elaborou-se um gráfico em que, a partir das últimas estimativas publicadas no portal da U.E., se prevê qual será a alteração na composição dos grupos no PE após estas eleições. Na esquerda, no grupo em que nos integramos, no GUE/EVN (Esquerda Unida/Esquerda Verde Nórdica), prevê-se uma subida de 35 actuais para entre 45 a 50 deputados... para o que queremos contribuir! O grande problema poderá ser a subida da extrema direita, formando um grupo na outra ponta do espectro da composição do PE, aproveitando o descontentamento e o desespero das massas  face às políticas de direita interpretadas pelos partidos do centro, desde os "socialistas" aos "conservadores".
  • Pela nossa parte, além do votinho, estaremos numa mesa de voto, na Atouguia, das 7 da manhã até ao final do apuramento dos resultados. Um dia cidadão!
  • Esta série termina aqui. Amanhã se prolongará. Com os gráficos para ela elaborados e não publicados e a confrontar com os resultados.
Sumário

(sujeito a inevitáveis alterações)
2ª feira – Nota prévia sobre aponta mentes
Europa e U.E.
Quantos são?, por quê e contra quem?
3ª feira – União ou desunião
                  Meados dos anos 70
A “construção” com periferia
O desaparecimento dos países socialistas
4ª feira – Euro e eurozona
                   Passo decisivo… para quê?
                   A “democracia” e as suas contingências
5ª feira – A crise da Europa e a crise na U.E.
                   A D.I.E.T.
A armadilha da dívida externa
De "países da coesão" a PIGS
6ª feira – Os locais menos os muros
                   As saídas nacionais num quadro global
                   As massas, a luta e os votos
Sábado – Reflexão pré-voto
                   As várias candidaturas e “arranjos”
                   A composição do PE
 Domingo – Uma decisão partilhada por milhões
Só!, de cada um… informada/consciente

1 comentário:

Graciete Rietsch disse...

Nervosismo, mas esperança até logo à noite.

Um beijo.