terça-feira, maio 24, 2016

Memórias VIVAS!

Pré-visualizar






24.05.2016

Leituras na manhã…

&-----&-----&

De Waldemar Cruz, no Expresso Curto:

O QUE ANDO A LER E A OUVIR

Na madrugada do dia 1 de janeiro de 1962 um grupo de militares e perto de trinta civis armados promove uma revolta contra o regime de Salazar. Sob a influência do general Humberto Delgado tentam tomar o quartel de Infantaria 3 de Beja e, com essa ação, contam desencadear uma insurreição geral. A operação falha e o capitão Varela Gomes, o militar que decidira tornar irreversível a depois chamada Revolta de Beja, fica ferido com gravidade. Há dezenas de prisões. Delgado chega a Beja quando já tudo está perdido. Varela Gomes passa uma semana entre a vida e a morte. Transferido para Lisboa, fica mais de dois anos em isolamento até começar a ser julgado em julho de 1964. Quando questionado pelo presidente do Tribunal Plenário se voltaria a pegar em armas contra o regime de Salazar, Varela Gomes recorre à ironia. Afirma que essa opção seria impossível, nas circunstâncias ali presentes, com a sala cheia de agentes da PIDE. Nas alegações finais surge uma resposta mais elaborada à pergunta antes colocada pelo juiz. Na verdade, impedido de momento de repetir a ação, nem por isso deixava de proclamar um voto que era sobretudo um apelo: "que, quanto antes, outros triunfem onde nós fomos vencidos". Menos de doze anos depois acontecia o 25 de abril. O episódio é relatado no livro cuja leitura ontem mesmo iniciei. Trata-se da biografia do coronel João Varela Gomes (1924), agora publicada pelo jornalista António Louçã. Na sequência daquele episódio, é afastado do Exército e entregue à PIDE.Passa seis anos nas cadeias do fascismo, sobretudo em Peniche. Reintegrado nas Forças Armadas após o 25 de abril, assume um papel marcante em todo o processo revolucionário, em particular na 5ª Divisão do MFA. Na sequência do 25 de novembro de 1975 vê-se forçado a sair do país para evitar a prisão. Permanece em Moçambique e Angola. Regressa em 1979 ao abrigo de uma Lei da Amnistia. Frontal, incómodo, lutador, com uma vivência riquíssima, é ainda hoje uma personagem polémica. Ao percorrer a vida do militar, Louçã apresenta uma leitura possível do seu papel e posições em momentos centrais da vida política portuguesa, antes e depois do 25 de abril. Designadamente num tempo sempre marcado por múltiplas interpretações, como é o "chamado Verão quente" de 1975. Embora confesse a sua amizade e admiração para com o biografado, o autor sublinha que "uma vida de luta não precisa de lendas que a enalteçam", pelo que opta por apresentar uma vida "com a sua verdade", sem escamotear contradições, ou a determinação que sempre caracterizou o velho militar.

&-----&-----&

Ao ler isto, foi funda a emoção pela lembrança de como conheci (e me "ajudou") o capitão Varela Gomes, há 55 anos! (antes do "caso de Beja"), numa campanha eleitoral para a Assembleia Nacional - nas aproveitadas farsas eleitorais para se continuar a luta contra o fascismo -, em que um militar dava a cara quando o fascismo não recuava perante nada, nem perante a guerra nas colónias.

&-----&-----&

... "isto" depois de, ontem, ter terminado o dia a ouVer o António Borges Coelho a contar episódios da sua vida e da nossa História no programa estórias do tempo da outra senhora, na RTP2.

&-----&-----&


Há memórias a não esquecer, há regressos de quem tem de estar sempre connosco!

2 comentários:

Olinda disse...

Há memórias que se querem vivas!São imprescindíveis.Bjo

Justine disse...

Lembrar momentos que nos marcaram para sempre e pessoas que nos formaram! Exercício indispensável...