quinta-feira, novembro 23, 2017

anexo 1 a reflexões lentas - Canto de amor a Estalinegrado

Ontem à noite, já por dentro da madrugada, decidi-me a pôr “preto no branco” algumas reflexões a pedirem arrumação. Rascunhei um textinho – que iria para o diário se estivesse em dia e não em estaleiro –, e deixei para hoje o “postá-lo” ou não. Hoje de manhã li, corrigi, scaneei o que me pareceu útil juntar… e (a)postei! Fiquei (quase) tranquilo.
Ao terminar o almoço, folheei o avante! que a Z. me trouxera “lá de baixo”, e detive-me em três textos (um de cada vez!, e por ordem diferente da que vai sair…). Foi uma excelente sobremesa, que me deixou reconfortado e me precipitou para este teclado com a imperiosa necessidade de os dar a conhecer. 1, 2, 3… leiam o avante!


Entre os múltiplos e extraordinários feitos alcançados pela Revolução de Outubro e pelo subsequente processo de edificação do socialismo, a vitória sobre o nazi-fascismo na Segunda Guerra Mundial é sem dúvida um dos mais notáveis. Fosse apenas pelo papel decisivo desempenhado pela União Soviética no esmagamento do nazi-fascismo e na criação de uma ordem mundial mais democrática e progressista e esta primeira experiência vitoriosa de construção do socialismo já mereceria um lugar cimeiro entre as grandes epopeias libertadoras da história da Humanidade.
Por mais que historiadores e estúdios de Hollywood o tentem ocultar, foi sobretudo graças à União Soviética – ao seu sistema socialista, ao seu Partido Comunista, ao seu Exército Vermelho e ao seu corajoso e abnegado povo – que o nazi-fascismo não conseguiu erguer o seu ansiado império de mil anos baseado na mais brutal exploração, no trabalho escravo e na supremacia da raça dos senhores. Este sinistro objectivo dos sectores mais agressivos e chauvinistas do grande capital alemão ruiu, foi derrotado, na Frente Oriental, nas estepes e ruas das cidades soviéticas.
Até à invasão do país dos sovietes, em Junho de 1941, o expansionismo hitleriano processara-se quase sem oposição, perante a rendição e a traição generalizadas das ditas «democracias ocidentais», empenhadas em empurrar contra a União Soviética a brutalidade nazi-fascista. Foi a Leste que a Alemanha nazi perdeu a guerra: aí sofreu as primeiras derrotas, perdeu 80 por cento dos seus homens, viu serem capturadas e derrotadas 607 das suas divisões (mais do triplo das que perdeu nas frentes do Norte de África, Itália e Europa Ocidental, juntas); aí se travaram as batalhas decisivas que mudaram definitivamente o curso da guerra. Moscovo, Leninegrado e Kursk e Stalinegrado abriram as portas à vitória final, consumada em Berlim a 9 de Maio de 1945. O heroísmo dos comunistas e do povo soviéticos teve um alto preço: mais de 20 milhões de mortos – cerca de 14 mil por dia, entre Junho de 1941 e a rendição alemã. 
Cidade Heróica
Leninegrado, Stalinegrado, Odessa, Sebastopol, Moscovo, Kiev, Novorossiysk, Kerch, Minsk, Tula, Murmansk e Smolensk são as 12 cidades soviéticas galardoadas com o título deCidade Heróica, pelo heroísmo demonstrado pelas respectivas populações no decurso dos anos de chumbo da Grande Guerra Patriótica, como na URSS ficou conhecida a Segunda Guerra Mundial. A estas acresce a Fortaleza de Brest, cujos defensores enfrentaram a primeira vaga da invasão nazi-fascista e se bateram até ao último sopro de vida pela liberdade e independência da sua pátria.
De entre estes heróis colectivos sobressai um nome, sinónimo de liberdade: Stalinegrado. O Marechal Jukov afirmou em tempos que a queda de Stalinegrado implicaria o isolamento do Sul do país e a perda do Volga, um dos mais importantes canais de abastecimento das tropas e das cidades soviéticas, pelo que mais ainda do que outras essa cidade não podia ser perdida. Outro Marechal, Vassiliévski, recordava que o lema resistir é vencer «penetrou na consciência dos defensores da cidade»; cada um deles «sabia com clareza que era precisamente aqui, nas margens do Volga, que se decidia a sorte não só da Guerra Patriótica mas de toda a Segunda Guerra Mundial». Mais ainda, foi o próprio próprio destino da Humanidade que esteve em jogo entre Julho de 1942 e Fevereiro de 1943.
Durante sete duros e heróicos meses, combateu-se rua a rua e casa a casa em Stalinegrado, que acabaria por ser a mais sangrenta das batalhas de toda a guerra: nela, os alemães perderam um milhão e meio de homens (um quarto das forças dirigidas contra a União Soviética), 3500 tanques e canhões e 3000 aviões de combate e de transporte. O próprio Von Paulus, comandante das tropas invasoras, reconhecia a combatividade dos defensores da cidade: «logo que obtemos vantagem em qualquer sector, os russos desferem-nos de imediato um golpe de resposta, lançando-nos com frequência para a linha de partida.»
A anteceder a rendição alemã em Stalinegrado, consumada no início de Fevereiro de 1943, está a contra-ofensiva soviética de Novembro do ano anterior, faz agora 75 anos. Nos dias 19 e 20, tropas de três frentes soviéticas, apoiadas pelos poderosos blindados T-34, desferiram potentes ataques contra as forças alemãs e romenas, impondo-lhes um cerco que se revelaria decisivo. A iniciativa passava definitivamente para mãos soviéticas, não só na cidade do Volga como em toda a Frente Oriental.
À vitória em Stalinegrado seguiram-se muitas outras: nos primeiros meses de 1944, o território da URSS encontrava-se totalmente libertado e até Maio de 1945 o Exército Vermelho, lado a lado com as resistências nacionais, libertou 113 milhões de europeus do jugo nazi-fascista e forçou a rendição final em Berlim, seguindo depois para o Extremo Oriente, para ajudar a desferir o golpe final no imperialismo japonês.
Assim se compreende a declaração de amor a Stalinegrado por parte do poeta chileno Pablo Neruda.


Gustavo Carneiro

Sem comentários: