sábado, março 31, 2018

petro-yuan uma peça para o "puzzle"...

... muito útil para a compreensão do que se passa no mundo

China pode ter sucesso com petro-yuan,
onde Gaddafi falhou
- matando o dólar americano no comércio de petróleo

Publicado em: 31 de março de 2018 06:05

Muammar Gaddafi queria vencer o domínio do dólar no Oriente Médio, introduzindo o dinar apoiado em ouro, mas falhou. A China tem a oportunidade de terminar o que ele começou, disse um especialista do sector à RT.
“Iniciativas relativas ao comércio de petróleo em moedas diferentes do dólar surgiram mais de uma vez. Algumas delas foram brutalmente reprimidas pelos Estados Unidos. Um exemplo é o de Muammar Gaddafi, que propôs a introdução de um dinar de ouro em moeda regional e o comércio
                                 (...) 
de petróleo no Oriente Médio nesta moeda”, disse Aleksandr Egorov, estratega de câmbio da TeleTrade, à RT.
No entanto, desta vez, uma tentativa de vencer o dólar pode ser bem sucedida. A China lançou “futuros” de petróleo com apoio do yuan e Pequim tem o que Gaddafi não tinha, de acordo com o especialista.
“Juntamente com o papel da China na economia global e o crescente interesse pelo renminbi (RMB), a China também está protegida por um escudo nuclear. Pode dar-se ao luxo de tentar destruir o monopólio no comércio de petróleo. Isso dará ainda mais peso ao yuan chinês. Além disso, a economia da China é o maior consumidor de petróleo do mundo e, conseqüentemente, todos os produtores mundiais de matérias-primas terão de ter em conta a estratégia das autoridades chinesas ”, disse Egorov.
Segundo o analista, o momento para o lançamento do petro-yuan é perfeito. Produtores-chave de petróleo – Rússia, Irão e Venezuela – estão sob pressão das sanções dos Estados Unidos, e é um bom momento para eles abandonarem o dólar no comércio de petróleo e substituí-lo pelo yuan.
Mikhail Mashchenko, analista da rede social para investidores, concorda. “Do ponto de vista da geopolítica da Rússia, é certamente benéfico reduzir o papel do dólar no comércio exterior. E isso foi feito, lembre-se o crescimento record das reservas de ouro do país. Os outros Estados, que estão constantemente sob a ameaça de novas sanções, como o Irão e a Venezuela, também podem beneficiar. Os contratos em RMB permitirão negociar petróleo sem a aprovação dos EUA”, disse ele à RT.
Ambos os analistas concordam que levará tempo até que o petro-yuan se torne uma ameaça real ao dólar. A China precisa conquistar o apoio dos maiores produtores de petróleo do mundo, a Rússia e a Arábia Saudita, ou a iniciativa estará condenada, diz Mashchenko. Ele acrescentou que o yuan é totalmente controlado por Pequim, o que também poderá assustar potenciais investidores.

1 comentário:

Justine disse...

Excelente artigo