domingo, agosto 19, 2018

Para este domingo... com todo o R-E-S-P-E-C-T

Como um Expresso curto (porque escrito por Valdemar Cruz...) "me obriga" a este para este domingo:

"... Dois anos depois, “Respect” chegava a Aretha. Canção e cantora precisavam-se. Buscavam-se há muito sem o saberem. O momento do encontro é um instante fundamental da história da música popular norte-americana. Sendo a mesma, a canção passou a ser outra. Aretha transformou-a. Aumentou-lhe o ritmo e fez algumas mudanças fundamentais. Uma delas passou por assumir o papel da mulher que espera em casa, cansada, às vezes desprezada, tantas vezes humilhada, menosprezada, tratada sem dignidade. De repente, o que não passava de uma lamechice sobre o varão que pretende ter em casa uma criada para todo o serviço, passa a ser um grito pela dignidade. Transforma-se no clamor de uma mulher que exige respeito.
“Respect” impõe-se num momento de grandes convulsões políticas e sociais. Os EUA vivem a guerra do Vietname, a luta pelos direitos civis dos negros, o combate pela emancipação das mulheres, e o que começa por ser um grito com repercussões locais, projeta-se para uma escala global. Afinal, nos EUA como em qualquer recanto do mundo, como se verá ao longo deste Expresso Curto, haverá sempre alguém, uma mulher, um homem, um trabalhador, uma criança, todo um povo para quem uma só palavra poderá significar uma profunda mudança de vida: RESPEITO.
Morreu Aretha Franklin. Tinha 76 anos. Chamavam-lhe a rainha da “soul” e o obituário está mais do que feito. Agora, a melhor recordação é ouvi-la: (...)





tradução minha
... com todo o respeito!
s.r.

3 comentários:

Justine disse...

Tradução correcta, com todo o respeito! e admiração!

Olinda disse...

À medida que a crise do capitalismo se tem agudizando,também a contracultura tem-se tornado cada vez mais uma arma politíca para servir os interesses do capitalismo.Os artistas norteamericanos à medida que iam adquirindo consciencia sobre a guerra do Vietname e outras causas ,melhoravam o seu talento,como é o caso da "rainha do soul"e tantos,tantos da sua geração.Hoje o panorama cultural,é bem mais pobre e deprimente.O capitalismo sabe ,que para sobreviver,necessita de anestesiantes para as massas.Bjo

João Baranda disse...

Intemporal e por todos respeitada ...
Mas hoje é dia 23 de agosto e a Comissão Europeia lançou cá para fora algo:
http://europa.eu/rapid/press-release_STATEMENT-18-5041_es.htm
abraço
P.S. - trata-se de uma "provocação benigna" só para a discussão