sábado, outubro 05, 2019

5 de OUTUBRO

Excerto da história-14  (A ENTRAR NO CARROCEL DA VIDA-os 5 de Outubro e o 40.900) de um caderno em (e)laboração - Histórias ante(s)passadas-políticas e de prisão. 
  

(...) Nos 5 de Outubro,  comecei a acompanhar os que me ensinaram o caminho para o Alto de S. João, para homenagear os “homens da República”.
Para lá, de eléctrico e tranquilos – embora em contida e partilhada excitação –, nos regressos em jogos de foge-se-não-apanhas, às vezes de fardados desembainhados em cima de cavalos desembestados, pela Morais Soares, pela Praça do Chile, pela Alameda, até à estátua do António José de Almeida.
Quantas foram as vezes? Mais que uma…

E as conversas, e os papéis que se entregavam com recomendações de leitura atenta e avisos de cautelas (ainda não os avante!…). Os filmes, os cine-clubes. Os Ladrões de bicicletas do de Sica, o “bom dia!” final de Gelsolmina em La strada do Fellini, as sessões iniciadas a ouvir Gérard Philipe (?) a dizer La liberté de Prèvert (j’écris ton nom!...)[1]
(...)


[1] - referências, estas e outras desta história “especial”, que pouco dirão aos eventuais leitores de hoje e amanhã, mas tanto dizem de mim e do tempo em que vivi.

1 comentário:

Olinda disse...

Referências de um passado para alertar que não se repita.Bjo.