quinta-feira, dezembro 19, 2019

JOSÉ DIAS COELHO - 19.12.1961 (assassinado aos 38 anos)




No julgamento do assassino de José Dias Coelho (e seus cúmplices), em Novembro de 1976, o Tribunal Militar condenou-o em três anos e seis meses de prisão maior no total, sendo levada em conta a prisão preventiva na totalidade 
(um pormenor: antes do 25 de Abril de 1974, os antifascistas que eram condenados pelo Tribunal Plenário a pena maior tinham a prisão preventiva apenas reduzida em metade).
A decisão suscitou (e suscita) a profunda indignação. É absolutamente inaceitável a interpretação de que o réu, ao disparar consciente e voluntariamente uma arma de fogo encostada ao esterno da vítima, perfurando-lhe o coração, não quisesse nem sequer previsse como possível que desse disparo resultasse a morte. 
A condução, num táxi, do corpo agonizante da vítima para o Hospital da CUF, onde foi abandonado sem documentos de identificação, também foi considerada aceitável e normal pelo Tribunal por, inacreditavelmente, os réus ignorarem a identidade da pessoa de cuja captura haviam sido encarregados e assim cumpriam (como cumpriram!) a sua missão!

5 comentários:

Maria disse...

Um abraço muito especial para ti, hoje.

Sérgio Ribeiro disse...

Sempre atenta e amiga. Muito obrigado, Maria

Olinda disse...

Como aqui já tem sido referenciado,sei que José Dias Coelho,nos encontros e desencontros da luta tem,para ti,um significado muito especial.Um carinho especial para ti,camarada.

João Peixoto disse...

Grande abraço Sérgio!

GR disse...

Para ti uma data duplamente assinalada, dias difíceis de Luta Revolucionária que não devemos , nem podemos esquecer.
Grande BJ,
GR