sábado, janeiro 25, 2020

Reflexões lentas (mas com pressa...) sobre ocasião e ladrões

do meu quase-diário:


(...)

Entretanto… entre tanto para ler, tanto para ver e ouvir, tanto para conhecer, tanto para estudar, tanto para intervir… somos informados!

&-----&-----&

Somos inundados de informação, mais: afogam-nos com informação… desinformam-nos informatando-nos!

&-----&-----&

A ocasião faz o ladrão, diz o ditado popular… mas é preciso acrescentar que só o ladrão aproveita a ocasião.

&-----&-----&

E diz também outro (ou será o mesmo?) ditado popular que ladrão que rouba a ladrões tem cem anos de perdão (é mais ou menos assim…).

&-----&-----&

Logo, se a ocasião é criada para que se roube, ladrão que rouba a ladrões teria cem anos de perdão.

&-----&-----&

No entanto, recomenda-se, vamos lá a não exagerar, ou – ou aliás…– de vez em quando parece haver necessidade de denunciar ladrões expiatórios, que roubariam exageradamente, ou visivelmente, e fazer - de eles e com eles - a informação a inundar, a afogar os roubados para que continuem a deixar-se roubar.

&-----&-----&

O que – re-aliás… – até faz muito jeito para ocupar espaço de informação e roubá-la (este verbo está obsessivo...) a outras coisas de que não convém dar informação na/à ocasião… e (re-re-aliás) aproveita-se a ocasião para que continue a haver ocasião igual.  

&-----&-----&

Houve um senhor, lá p´ró meio do século 19, que disse que a propriedade é um roubo, e nunca mais foi esquecido porque é útil que não seja lembrado que não é bem assim, ou que é preciso completar a frase: a propriedade é um roubo quando, nas relações sociais predominantes, serve para roubar os outros, os que têm apenas a propriedade dos seus braços, do seu cérebro, dos conhecimentos que são o resultado do trabalho de todos, dos de agora e dos de antes de agora.

&-----&-----&

É que, por outro lado – por estes lados! –, há que aproveitar a ocasião para dizer que a denúncia dos ladrões tem de ser, também, denúncia das ocasiões e não permitir que seja utilizada para que, sem contraditório, se preserve a ocasião que é dos/cria os ladrões que aparentemente abusam da(s) ocasião(ões).

1 comentário:

Justine disse...

Excelente reflexão lenta. Que todas as reflexões o fossem, para que servissem para aprender a mudar mentalidades!