sábado, setembro 26, 2020

Que fim-de-semana! - CGTP



 - Edição Nº2443  -  24-9-2020


CGTP-IN promove no sábado acção de luta nacional

MOBILIZAÇÃO Para aumentar salários, desenvolver o País, defender e garantir direitos, a CGTP-IN apela a que os trabalhadores participem em força nas iniciativas marcadas para duas dezenas de cidades.

A acção de luta nacional, organizada de forma descentralizada, está a ser preparada desde 31 de Agosto, «partindo da luta reivindicativa nas empresas, locais de trabalho e serviços», para «fazer convergir todas as nossas propostas e reivindicações», como destacou o Conselho Nacional da CGTP-IN. Na sua última reunião, dia 10, o órgão dirigente da confederação afirmou a necessidade de, com esta jornada, «expressar a determinação dos trabalhadores para romper com o novo ciclo de incremento da exploração, que o capital tem em desenvolvimento, e dar centralidade à valorização do trabalho, como factor determinante para a melhoria das condições de vida e de trabalho, bem como para o futuro do País».

Estão agendadas concentrações e manifestações, cumprindo as obrigações relativas à segurança sanitária, em quase duas dezenas de localidades, por todo o País.

Em Lisboa estão marcadas para as 14h30 pré-concentrações no Cais do Sodré (concelhos de Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Seixal, Sesimbra) e no Rossio (distrito de Lisboa). A manifestação está convocada para o Terreiro do Paço.

Aqui participa a Secretária-geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha, que de manhã estará em Coimbra, onde ocorrem concentrações na entrada principal dos HUC, às 9 horas, e frente à ACT, na Av. Fernão de Magalhães, seguindo a manifestação até à Praça 8 de Maio.

O mapa é completado com as seguintes acções: Porto, 15h00, concentração no Campo 24 Agosto, manifestação até à Avenida dos Aliados; Setúbal, 15h, concentração na Praça do Brasil, manifestação até à Av. Luísa Todi; Aveiro, 15h, concentração no Largo da Estação, manifestação até ao Rossio; Beja, 10h, concentração junto ao Museu Regional; Braga, 15h, concentração na Arcada; Castelo Branco, 16h, concentração junto ao tribunal; Covilhã, 16h, concentração junto ao tribunal; Évora, 10h30, concentração junto ao Teatro Garcia de Resende, manifestação até ao Largo 1.º Maio; Faro, 10h30, concentração junto ao Mercado Municipal; Guarda, 11h, concentração na Alameda de Santo André e «cordão humano» até à Igreja da Misericórdia; Leiria, 15h, concentração no Largo do Papa; Portalegre, 11h, concentração junto ao Centro Comercial Fontadeira; Santarém, 15h, concentração na Praça da República; Viana do Castelo, 10h, concentração na Praça da Liberdade e desfile em «cordão humano» até ao coreto, no Jardim Marginal; Vila Real, 15h, concentração na Praça do Município.

As acções foram antecipadas para amanhã, dia 25, em Viseu (16h, concentração no Largo de Santa Cristina, junto à Segurança Social, e desfile para o Rossio) e na RA da Madeira (Funchal, 15h, «tribuna sindical» em frente à Assembleia Legislativa Regional.

Sem comentários: