quinta-feira, junho 02, 2022

Duas notícias... diferentes

Da passagem matutina pelas notícias que nos impinguem achei curiosas (estranhei) duas que me suscitaram comentários:

... há centenas de freguesias sem acesso a caixas multibanco. A solução, que está a ser negociada pela Associação Nacional de Freguesias, é recorrer a uma empresa estrangeira para que milhares de pessoas consigam realizar operações como levantar dinheiro ou pagar contas.

e lembrarmo-nos que a rede de caixas multibanco foi introduzida quando a banca estava nacionalizada!

2Os dinamarqueses votaram ontem num referendo para decidir se o país deve aderir à Política Comum de Segurança e Defesa da União Europeia. Dois terços dos votantes mostraram-se a favor da medida proposta. Os resultados oficiais finais devem ser conhecidos hoje e o assunto vai estar nas notícias.

... há que recordar que a Dinamarca fez parte do 1º alargamento (de 1972), usou várias vezes o opting-out, depois de ter votado contra o Tratado de Maastrich (1992), o que obrigou a "arranjos" e a 2ª votação, tendo um dos opting-out sido na política comum de segurança e defesa, posição que agora se revê, por referendo. 

O que não há dúvida é que a agitação é grande.





1 comentário:

Victor Nogueira - vicnog disse...

E que faz o Senhor Paulo Macedo, por escolha do PS desde 2017 a gerir a Caixa Geral de Depósitos, a pública que suga os depositantes como se da privada fosse, depois de brilhantes passagens pelas Finanças e pela Saúde, por obra e graça respectivamente de Ferreira Leite e de Pedro Coelho?